Um ex-deputado ucraniano, com convicções pró-Rússia, apelou a Moscovo que use armas de destruição massiva contra a Ucrânia, segundo o britânico The Times. As declarações deste antigo membro do Parlamento ucraniano, Ilya Kiva, foram feitas na rede social Telegram, poucos dias depois de o Presidente ucraniano admitir que o uso de armas nucleares pela Rússia é uma possibilidade.

Kiva escreveu: “ Zelensky, a sua entourage e os conservadores ocidentais estão com mais medo de um ataque preventivo russo” e acrescenta: “Só isto pode pôr fim ao confronto de hoje, não apenas com as autoridades ucranianas, mas também com todo o Ocidente”, cita o jornal britânico. No Daily Mail é possível ver uma imagem da publicação de Kiva onde se vê uma fotografia de uma explosão nuclear e, por baixo, a legenda: “Lembrem-se!!! Eles têm medo e só respeitam o poder!!!

No sábado passado, o presidente ucraniano Zelensky alertou, em entrevista à CNN, para a possibilidade de Putin usar armas nucleares. Também o chefe da agência norte-americana CIA, William Burns, se referiu a esta questão na semana passada e disse: “Dado o potencial desespero do Presidente Putin e da liderança russa, dados os retrocessos militares que têm enfrentado até agora, nenhum de nós pode encarar com leveza a ameaça de um potencial recurso a armas nucleares táticas ou a armas nucleares de baixo rendimento”.

Rússia admite usar armas nucleares se a sua existência estiver em risco

Ilya Kiva foi eleito para o Parlamento ucraniano em 2019 e fazia parte da oposição, no partido pró-Rússia, Platform for Life, fundado pelo oligarca Viktor Medvedchuk, conta o Daily Mail. O deputado foi expulso do Parlamento pouco depois da invasão russa, no passado mês de fevereiro, por repetir as ideias de que a Ucrânia era liderada por Nazis e precisava ser “libertada” por Putin. O homem estará, neste momento, na Rússia e já foi acusado de traição pelo seu próprio país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR