Os organizadores de Wimbledon confirmaram esta quarta-feira oficialmente, depois de vários rumores sobre o assunto, que os tenistas russos e bielorrussos não vão jogar a próxima edição do torneio.

Em comunicado, a organização do mítico torneio londrino do Grand Slam escreveu que é “com tristeza” que os jogadores “sofrerão pelas ações dos líderes do regime da Rússia”. “É nossa intenção, com profundo pesar, de rejeitar inscrições dos jogadores russos e bielorrussos” em Wimbledon, lê-se na mesma nota.

A medida inviabiliza a participação, entre outros, do russo Daniil Medvedev, número dois do ranking mundial de ténis, assim como de Aryna Sabalenka, bielorrussa semifinalista em Wimbledon no ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os organizadores de Wimbledon disseram, ainda assim, que vão “considerar e responder adequadamente” se “as circunstâncias [da guerra na Ucrânia] mudarem” até junho, uma vez que o torneio ocorre entre o dia 27 desse mês e 10 de julho.

Ainda antes da medida ser oficializada, o Kremlin considerou que seria “inaceitável” a proibição de tenistas russos e bielorrussos no torneio de Wimbledon.

“Mais uma vez, estão a manter os atletas reféns do preconceito político e isso é inaceitável”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que a exclusão”irá provocar impacto na própria competição”, refere o jornal The Times.