O segmento dos jipes desportivos com mais de meio milhar de cavalos, capazes de voar tanto em estrada como fora dela, acompanhando as deslocações com a sonoridade que só os motores V8 conseguem, vai acolher mais um concorrente de peso. Referimo-nos ao Land Rover Defender, que associamos tradicionalmente a condutores que não querem ter limitações nas suas incursões pelo todo-o-terreno, mas que vai ganhar uma versão SVX, mais desportiva e equipada com um motor V8 a gasolina, para fazer frente ao BMW X5M e ao Mercedes-AMG G63.
Face à geração anterior, o novo Defender trocou o chassi de longarinas por um com estrutura monobloco e deixou para trás as robustas suspensões com eixos rígidos, substituindo-as por soluções independentes, com algumas limitações fora de estrada. Essa opção permitiu conceber um Defender desportivo, com mais potência, mas igualmente mais eficaz e divertido em pisos de asfalto.
A Land Rover foi apanhada a desenvolver este super Defender no traçado alemão de Nürburgring, onde apenas os modelos mais desportivos são testados e levados ao limite. Pela sonoridade, o motor será o 5.0 V8 “soprado” por um compressor volumétrico, para elevar a potência sem comprometer o “roncar”. Similar ao V8 que já surge instalado nos Range Rover mais possantes, esta unidade estará ao serviço do novo Defender SVX.
Os 240 km/h de velocidade máxima, bem como a capacidade de ir de 0-100 km/h em 5,2 segundos, só são possíveis graças aos 525 cv da mecânica, associados a um binário de 625 Nm. O 5.0 V8 do Defender SVX está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, com o diferencial traseiro activo e com autoblocante a contribuir para um comportamento mais eficiente. Ou divertido, se for essa a vontade de quem vai ao volante.
Curiosamente, a unidade apanhada no Nürburgring pelo Carspymedia surpreendeu pela elevada altura ao solo, quando a folga entre o pneu e o guarda-lamas deixa antever a possibilidade de baixar a suspensão, que obviamente será pneumática. E uma menor altura ao solo faria certamente maravilhas ao comportamento do modelo em pista.