Marine Le Pen conquistou 41,45% dos votos este domingo, contra os 58,55% do presidente eleito, Emmanuel Macron, mas em alguns pontos do país a líder da União Nacional venceu com uma larga distância, apesar da taxa de abstenção ter chegado aos 28%.

Em Finistère, na região da Bretanha, Le Pen conseguiu o primeiro lugar em três concelhos: Collorec (51,61%), Cloître-playben (51,55%) e Landeleau (50,49%), concelho que já lhe tinha dado a vitória na primeira volta destas eleições.

Le Pen convence na casa dos 50 anos, Macron é o vencedor com menos força desde 1969. Os resultados eleitorais à lupa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, a líder da extrema-direita francesa foi ignorada em quatro municípios situados a sudeste do país: Le Clat, Baren e Caubous, na região de Occitânia, e Alzi, em Córsega. Nesta última existiam 34 eleitores inscritos, mas apenas um se apresentou nas urnas e votou nulo, fazendo com que Macron e Le Pen não conquistassem qualquer voto neste território.

No mapa geral das 18 regiões, Marine Le Pen venceu em 28 concelhos — Aisne, Alpes – Haute Provence, Ardennes, Aube, Eure, Corse du Sud, Haute Corse, Gard, Lot et Garonne, Haute Marne, Meuse, Nièvre, Dise, Pas de Callais, Pryénées – Orientales, Aute – Saône, Somme, Tarn et Garonne, Var, Vaucluse, Yonne, Vosges, Martinique, Guyane, La Reunión, Saint Pierre et Miquelon, Mayotte, Saint Martin — , não tendo sido suficiente para conseguir derrotar o seu principal rival.

Bayard-sur-Marne (Haute-Marne), L’Escarène, Berre-les-Alpes, Blausasc (Alpes-Maritimes), Etreux, Montescourt-Lizerolles (Aisne), Mazingarbe, Annequin, Billy-Montigny (Pas de Callais), e Bachant (Nord) foram as dez cidades francesas com mais de mil inscritos onde Le Pen teve as pontuações mais altas, conquistando entre 71,82% a 76,3% dos votos. Praticamente todas as regiões são consideradas “âncoras marinhas” para o partido, uma vez que se situam próximas do Mediterrâneo e do Mar do Norte.

Segundo o jornal Le Figaro, a candidata da extrema-direita teve as suas maiores vitórias nas cidades com menos de cinco mil habitantes, vencendo 15,3% das cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes, 17,1% daquelas entre 20 mil e 50 mil e 25,9% daquelas entre 10 mil e 20 mil.

O grande feito de Marine Le Pen aconteceu na freguesia de Ornes, na zona leste do país, onde, com dez registados nas listas e três abstenções, teve 100% dos votos. Quase perfeita foi a pontuação em Flammerécourt (Haute Marne), freguesia onde conquistou 97,87% dos votos, muito à frente de Emmanuel Macron, que obteve apenas 2,13% das intenções de voto nesta região.

Outra medalha da candidata da extrema-direita foi o concelho de Prades, em Pyrénées-Orientales, no sudeste da França. Aqui Le Pen ganhou com 51,33%, num terreno onde em 2017 Macron deu nas vistas com mais de 60% dos votos, sendo que nesta reeleição não chegou aos 40%.