Lamentavelmente fora do mercado português há alguns anos, a Subaru não deixa de possuir veículos interessantes, alguns mesmo emocionantes para os clientes nacionais. Referimo-nos ao Impreza WRX, que no passado alegrou os amantes do campeonato do mundo de ralis que acompanhavam o Rali de Portugal. Agora a marca passou a oferecer nos mercados internacionais o Subaru Solterra, um SUV eléctrico menos emocionante mas que promete ser substancialmente mais popular junto dos potenciais clientes.

Concebido em parceria com a Toyota, uma vez que este construtor japonês possui 20% da Subaru, o Solterra recorre à mesma plataforma específica para eléctricos, a e-TNGA, que a Subaru denomina e-Subaru Global Platform. As dimensões são similares às do SUV da Toyota, com 4,69 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura, para a generosa distância entre eixos de 2,85 m garantir a necessária habitabilidade traseira.

9 fotos

A estética do Solterra é atraente, recorrendo a elementos comuns ao bZ4X, como as protecções dos guarda-lamas em plástico não pintado. O SUV da Subaru está a ser proposto, pelo menos para já no mercado norte-americano, com dois motores que totalizam 218 cv, com uma unidade de 109 cv por eixo. Ao contrário do que acontece com a Toyota na Europa, onde o bZ4X será comercializado com apenas um motor com 204 cv à frente, ou os mesmos dois motores com 218 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

8 fotos

A bateria é também a mesma do SUV da Toyota e da Lexus, com 71,4 kWh de capacidade, capaz de ser recarregada a 150 kW em DC e a 6,6 kW em AC. A autonomia desta versão do Solterra, com um motor por eixo, deverá rondar 460 km (na Toyota atinge 470 km), aguardando ainda homologação WLTP.