Em 2025 todos os momentos de avaliação vão ser realizados em formato digital. O processo será gradual e arranca já este ano, em modo projeto-piloto em algumas escolas, onde provas de aferição de 2.º, 5.º e 8.º e exames finais de 9.º vão ser feitas em computadores, em vez de papel.

O objetivo é que em 2023 todas as provas de aferição (exceto as de Expressão Artística e de Educação Física) sejam realizadas em suporte digital. Para que a chamada desmaterialização de provas e exames decorra “com a maior segurança e a contribuição de todos”, defende o IAVE (Instituto de Avaliação Educativa), citado este sábado pelo Jornal de Notícias,  o processo será gradual, por meio da “aplicação de fases experimentais nas várias modalidades de avaliação externa”.

Em 2024 serão os exames de 9.º ano a transitar para o digital. Nesse mesmo ano começa a fase de teste dos exames do Secundário — no ano seguinte, 2025, todos os alunos de 11.º e 12.º farão os exames em computadores.

A desmaterialização de provas e exames prevê um investimento de 12 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR