764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

IAVE

Educação

Mais uma má notícia na educação

Provas de aferição 2023: resultados “desastrosos”, dificuldades nos três ciclos do ensino básico, envio tardio de resultados (o que inviabiliza intervenção atempada), apesar de provas serem digitais.
Ministro da Educação

Fake news educativas

O Ministro da Educação (com o IAVE) condicionou a interpretação dos resultados do PIRLS 2021, alegando uma melhoria dos alunos portugueses que não existe e construindo uma narrativa de desinformação.
Contra-Corrente

Alunos estão pior, ministro finge que estão melhor

O ministro João Costa declarou-se muito surpreendido e contente pelos progressos dos nossos jovens a leitura. É pena que tenha tido de inventar um progresso que não existiu para depois deitar foguetes
Resposta Pronta

"Escolas fizeram o TPC atempadamente, IAVE não"

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas tem "muitas dúvidas" de que as provas de aferição se possam realizar "no calendário previsto".
Resposta Pronta

IAVE: "Provas decorrem nas condições possíveis"

Há duas semanas o presidente do IAVE disse que "não havia condições ideais para realizar as provas de aferição". Na véspera do arranque, Luís Santos afirma que "existem as condições possíveis".
IAVE

"Alunos conseguem instalar a aplicação das provas"

Associação dos professores criticou o facto do "manual de instruções" ter chegado dois dias antes do arranque das provas. Presidente do IAVE responde e afirma que "até os alunos" a conseguem instalar.
Exames Nacionais

Provas de aferição arrancam em formato digital

Mais de 250 mil alunos do ensino básico estão inscritos. IAVE admite que algumas escolas ainda não reúnem as “condições ideais”, mas garante que estes testes podem ser feitos em modo offline.
Educação

Provas de aferição: há alterações no calendário

A alteração do calendário vai facilitar a realização das provas do 2.º, 5,º e 8.º anos em formato digital. Há novas datas para as provas de Ciências Naturais, 8.º ano, e História e Geografia, 5.º ano.
TAP

Ponham-se finos

Sendo confidencial o acordo que estabeleceu a indemnização a Alexandra Reis, quem colocou o conteúdo do acordo na imprensa? A quem interessou afastar Alexandra Reis do Governo?
IAVE

Quando o IAVE não tem juízo, o povo é que paga

Milhares de alunos, particularmente os mais desfavorecidos, que sofreram mais com o fecho das escolas, vão ficar prejudicados para a vida por causa de uma conveniência política do Ministro da Educação
IAVE

No 2.º ano, distinguir plurais é complicado

A Inglês, os mais velhos, do 5.º e do 8.º ano, falam melhor do que escrevem. Já a Português, os estudantes de 11 anos sabem pouca gramática, segundo um estudo do Instituto de Avaliação Educativa.
IAVE

Provas de aferição e exames do 9º digitais em 2023

Em 2025, prevê o IAVE, momentos de avaliação vão ser todos feitos em suporte digital. Provas de aferição e exames do 9.º saem do papel já no próximo ano, no seguinte serão os exames do 12.º ano.
Exames Nacionais

Exames nacionais mantêm perguntas opcionais

À semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos por causa da pandemia, o conjunto de questões opcionais vai manter-se nos exames nacionais deste ano letivo.
IAVE

Plataforma vai ajudar professores com os alunos

A plataforma procura apoiar no plano de recuperação das aprendizagens afetas pela pandemia, permitindo "diagnosticar o estado das aprendizagens dos alunos", diz o comunicado.
Ensino básico

Mais de 30.000 testes diagnóstico arrancam hoje

Alunos do ensino básico de 1.400 escolas de todo o país vão realizar testes. IAVE quer analisar o que aprenderam durante a pandemia de Covid-19 para implementar novas medidas para o futuro.
IAVE

Errare humanum est… exceto para o IAVE!

É grave tal atitude e incompreensível este silêncio do IAVE. Efetivamente, o que sempre se escreveu nos anos anteriores neste contexto foi o que consta na Informação-Prova de História A para 2018.
Exames Nacionais

A correção do exame de Português do 9º. ano

Os alunos do 9º. ano fizeram hoje o exame de Português. O IAVE já revelou o enunciado da prova e os critérios para a sua correção. Confira as respostas.
Exames Nacionais

Critérios de correção dos exames de História A e B

Os alunos do 12.º ano fizeram esta sexta-feira os exames de História A e B. Pode consultar já os critérios de avaliação, bem como os enunciados das provas, divulgados pelo IAVE.
Exames Nacionais

Veja os critérios de correção de Desenho A

O IAVE já divulgou os critérios critérios de correção do exame de Desenho A do 12º ano. Pode conferir o enunciado da prova e as respectivas cotações.
IAVE

"Nada de errado existe" na correção da prova

Depois de a Sociedade Portuguesa de Matemática ter criticado a atribuição de pontos a uma resposta errada, o IAVE reitera que não "nada de errado existe na opção" de classificação da prova do 9.º ano.
Exames Nacionais

IAVE vai enviar para o MP dados sobre alegada fuga

O IAVE vai enviar para a Inspeção de Educação e para o Ministério Público dados sobre a alegada fuga de informação no exame nacional de Português. O Expresso divulga o audio que circulou nas redes.
Educação

IAVE corrige BE: PISA avaliou alunos do vocacional

Instituto de Avaliação Educativa corrige deputada do Bloco de Esquerda e garante que alunos do ensino vocacional e profissional foram avaliados no PISA. Mais: correspondiam a 13% da amostra.
Educação

Avaliação é importante, mas só se tiver feedback

Todos concordam que a avaliação externa é muito importante, mas só se devolver aos alunos a análise dos resultados e servir para melhorar aprendizagens, defendem especialistas em educação.
País

Crato remete para IAVE financiamento do inglês

Ao ser revelado que as receitas não cobrem os custos do exame de inglês do Cambridge, Nuno Crato remeteu para o Instituto de Avaliação Educativa a questão do financiamento da prova.
Educação

Teste de inglês: 5% dos alunos não o fizeram

Greve de professores convocada pela Fenprof e outros sindicatos levou a que 2% das escolas não tivessem recebido qualquer aluno.
País

IAVE reconhece erro na prova docente de Português

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) admite o erro na prova docente de Português e desculpabiliza os professores que fizeram a prova de avaliação. Mas na prova de Filosofia, não.
País

IAVE diz que professores não têm de ser pagos

Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) reage às várias críticas da Fenprof a propósito da prova de Cambridge e afirma que professores não têm de ser pagos para corrigir estas provas.
Modelo de Avaliação

"O sistema está feito de modo a premiar a mediania"

O presidente do instituto que elabora a prova de avaliação de professores diz que quem chumba não é necessariamente mau. Helder de Sousa defende ainda que a avaliação seja feita dentro da sala de aula
Professores

IAVE demarca-se do parecer sobre a PACC

O Instituto de Avaliação Educativa veio esta terça-feira à tarde demarcar-se do parecer do conselho científico do instituto que considerou "pouco fundamentada" a prova de avaliação dos docentes.
País

Alunos de 9º ano com resultados ao nível de 7º

Quase metade dos alunos do 9º ano apresenta conhecimentos de inglês inferiores ao que é esperado de alunos do 7º ano. Apenas um quarto dos alunos atingiu os objetivos.
IAVE

Adiados testes de inglês nas escolas

A diminuição do número de professores envolvidos levou ao alargamento do prazo para as provas de produção oral. O objetivo é "minimizar o impacto" nas escolas a que os professores pertencem.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.