O Presidente chinês, Xi Jinping, declarou, esta sexta-feira, que o governo continuará empenhado na estratégia Covid zero. Num momento em que o descontentamento começa a aumentar na China devido às políticas restritivas, o líder ameaçou “lutar contra quem distorcer, duvidar ou negar a abordagem da prevenção de epidemias”.
Numa reunião do Politburo do Partido Comunista Chinês, o chefe de Estado chinês — juntamente com altos dirigentes partidários — justificaram a estratégia com a “natureza e a missão” do partido. “A estratégia de prevenção e controlo […] podem resistir ao teste da História”, afirmaram de acordo com a CNN internacional, assegurando também que as medidas eram “científicas e eficazes”.
As autoridades chinesas salientaram que “ganharam a batalha para defender Wuhan” — a cidade onde surgiram os primeiros surtos de Covid-19 — e também vão vencer a “batalha para defender Xangai”, que continua num confinamento rigoroso.
“O tempo parou”. Portugueses retidos em casa em Xangai queixam-se de falta de apoio
Os altos dirigentes do Partido Comunista Chinês também enviaram uma mensagem aos quadros partidários. Apelando a que tenham uma “compreensão profunda e completa” sobre as políticas relacionadas com a pandemia, o Politburo considera que é “necessário superar os problemas de consciencialização e de preparação inadequada”.