Oleg Morozov, deputado da câmara baixa do parlamento russo (Duma) do mesmo partido do Presidente russo, considera que a Polónia deve ser o próximo alvo da denazificação da Rússia.
Numa mensagem no Telegram, Oleg Morozov reagiu assim a um texto do primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, no qual este dizia que o mundo precisava de uma “desputinização” e que a atual ideologia que norteia o Kremlin é um “cancro”.
Para Oleg Morozov, a Polónia deve “ocupar o primeiro lugar na fila” da desnazificação, a justificação que a Rússia utilizou para invadir a Ucrânia.
Num artigo do Telegraph, Mateusz Morawiecki defende que o atual regime russo deve cair. Caso contrário, o líder polaco antecipa que “não só se perderá a Ucrânia”, como também a “liberdade e a soberania” de todos os povos. “A Rússia não vai parar em Kiev. Desencadeou uma longa marcha até o Ocidente e cabe-nos a nós decidir onde é que a vamos parar.”
Primeiro-ministro da Polónia afirma que mundo precisa de uma “desputinização”
Mateusz Morawiecki elevou o tom das críticas, caracterizando a atual ideologia de Vladimir Putin como “um cancro” que não só “está a consumir a maioria da sociedade russa, como também é uma ameaça mortífera para toda a Europa”. “Por isso, não basta apoiar a Ucrânia na sua luta militar contra a Rússia. Devemos cortar inteiramente com esta nova ideologia monstruosa”, apelou o primeiro-ministro polaco.