Um pequeno Zé Povinho ao colo do primeiro-ministro António Costa. Um biberão chamado “Dependência do Estado” para o ajudar a adormecer. Um povo politicamente anestesiado pela duplicação do número de portugueses dependentes do Estado em apenas 40 anos. E o grande dilema explicado por Vítor Bento num excelente ensaio: ainda é possível ganhar eleições em Portugal com um programa reformista?

Esta é a provocadora capa da nova revista de aniversário do Observador, já disponível nas bancas e através de venda online, com portes grátis até ao próximo dia 10 de junho.

Revista Observador Aniversário Capa

A revista segue a tradição dos números anteriores: uma recolha dos melhores textos que foram publicados no Observador ao longo do último ano. Com introdução de José Manuel Fernandes, há ensaios de Rui Ramos e de Jaime Nogueira Pinto, artigos de opinião de Alberto Gonçalves, Helena Garrido, Helena Matos ou Miguel Pinheiro, reportagens, entrevistas, trabalhos de investigação e imagens de guerra da Ucrânia tiradas e comentadas pelo editor de fotografia João Porfírio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da política à ciência, do desporto à cultura, da economia à sociedade, este é um conjunto de grandes histórias, reunidas num número de colecionador de 144 páginas para ler, reler e guardar na estante.

A escolha dos textos ficou a cargo de João Miguel Tavares e de Bruno Horta. O design é de Luís Alexandre. E a edição é, como sempre, da Cinco Um Zero. A revista custa 6,90 euros.

A revista está disponível nas bancas e também online, em www.510.pt, com portes grátis até 10 de junho.