Ataques russos mataram pelo menos quatro civis em Donetsk, na quarta-feira, revelou quinta-feira o chefe do governo da região do leste da Ucrânia, Pavlo Kirilenko.

As mortes ocorreram em Liman, Sidorov e Beoresto, elevando o número de vítimas na região para 431 mortos e 1.168 feridos, disse Kirilenko, na plataforma Telegram.

Donbass. Os combates numa zona de 120 quilómetros que podem definir o “destino” da Ucrânia

O governante sublinhou, no entanto, que “é impossível determinar o número exato de vítimas em Mariupol e Volnovaja”.

As forças russas tomaram na semana passada controlo total da cidade portuária de Mariupol, após a rendição dos últimos soldados ucranianos, que estiveram entrincheirados durante quase dois meses no enorme complexo siderúrgico de Azovstal.

Rússia ataca mais de 40 povoações no Donbass. Batalha de Severodonetsk pode estar por horas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O chefe da administração militar regional de Dnipropetrovsk, Valentyn Reznichenko, disse na quarta-feira que as tropas russas dispararam três mísseis em Krivoy Rog contra uma empresa industrial.

Durante a manhã, o inimigo disparou três mísseis contra Krivoy Rog. Atingiram uma empresa industrial. Danos graves. Estamos a esclarecer as informações sobre as vítimas”, disse Reznichenko, acrescentando que os alarmes têm tocado sem cessar na região de Dnipropetrovsk, segundo a agência de notícias Unian.

As forças russas concentraram-se nas últimas semanas na região leste da Ucrânia, onde desde 2014 algumas zonas do Donbass são controladas por separatistas pró-russos.

As milícias pró-russas da República Popular de Lugansk, juntamente com o Exército russo na região de Donbass, garantiram esta quarta-feira ter cercado “operacionalmente” a cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia.

Governador de Lugansk diz que a região “é agora como Mariupol”

O chefe da administração militar de Severodonetsk, Alexander Stryuk, confirmou quinta-feira que as tropas russas têm bombardeado constantemente a área, mas garantiu que a cidade permanece acessível.

“Sim, há complicações na situação, mas dizer que a cidade está cercada é errado“, especificou Stryuk, noticiado pelo Canal 24.

As forças do Exército russo e as milícias de Donbass também afirmam ter cercado as cidades de Zolotoye e Górskoye.

Severodonetsk, uma cidade de cerca de 100.000 habitantes antes da guerra, está sob pressão de tropas russas e combatentes separatistas pró-Rússia há várias semanas.

A cidade está localizada a mais de 80 quilómetros a leste de Kramatorsk, que se tornou o centro administrativo de Donbass, desde que os separatistas apoiados por Moscovo tomaram controlo da região.

A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas — mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,6 milhões para os países vizinhos –, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.