A Ucrânia assegurou este domingo que que as suas forças controlam “metade” de Severodonetsk, uma cidade-chave do leste e epicentro de combates intensos na vasta região de Donbass, rica bacia mineira em carvão.

“As nossas forças armadas libertaram metade” deste centro industrial das tropas russas, afirmou o governador regional de Lugansk, Sergei Gaidai, numa entrevista publicada nas redes sociais. “Metade da cidade está sob o controlo dos nossos defensores”, acrescentou.

Esta manhã, Gaidai começou por afirmar através da rede social Telegram que “os russos controlavam cerca de 70% da cidade, mas nos últimos dois dias foram rechaçados. A cidade está dividida em duas, têm medo de circular livremente”, disse.

A região de Lugansk tem sido parcialmente controlada por separatistas pró-russos desde 2014, e Severodonetsk é a sua capital administrativa ucraniana. O exército russo está agora a tentar conquistar todo o Donbass.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Severodonetsk é um importante centro industrial e a maior cidade ainda em mãos ucranianas na região de Lugansk, onde os soldados russos têm vindo a avançar passo a passo nas últimas semanas, após a retirada ou a expulsão de outras partes do território ucraniano, incluindo as áreas em redor da capital, Kiev.

Oito soldados russos foram feitos prisioneiros, segundo Gaidai, que disse que as forças russas receberam instruções para capturar a cidade até 10 de junho, bem como para garantirem uma via de comunicação segura entre duas cidades vizinhas, Lyssychansk e Bakhmut.

“Estamos á espera que comecem a deitar fora todas as reservas – em homens e material – a que agora têm acesso para realizar estas duas tarefas”, continuou o governador.

“Nos próximos cinco dias, haverá um forte aumento do número de bombardeamentos de artilharia pesada” pelos russos, concluiu Gaidai.

O Ministério da Defesa russo afirmou este sábado que as tropas ucranianas “sofreram perdas importantes na luta por Severodonetsk (até 90% em várias unidades)” e que estavam a retirar-se para Lyssychansk.