A cadeia britânica Pret a Manger vai entrar em Portugal, pela mão da Ibersol.
Em comunicado, o grupo português anunciou o acordo com a empresa britânica, fundada em Londres há mais de 30 anos, para ficar com os direitos de exploração desta cadeia para Portugal e Espanha.
“O Grupo Ibersol chegou a acordo com a cadeia britânica de sanduíches e cafés Pret A Manger para a expansão desta marca em Portugal e Espanha com o objetivo de criar uma sólida rede de restaurantes”, anuncia em comunicado o grupo nortenho, especificando que o acordo com a Pret A Manger prevê a abertura de 70 novas unidades em Portugal e Espanha nos próximos 10 anos.
A Pret A Manger tem, atualmente, mais de 570 unidades no Reino Unido, Estados Unidos, Hong Kong, Singapura, Dubai, França, Suíça, Bélgica e Alemanha. A primeira loja abriu em Londres em outubro de 1983, fundada por Jeffrey Hyman. E depois de uma insolvência, o nome e a marca foram adquiridas por Sinclair Beecham e Julian Metcalfe, que reabriram uma unidade em Londres em 1986. A primeira unidade fora de Londres foi inaugurada em 2000 em Nova Iorque e apesar do nome em francês a cadeia só entrou em França em 2012.
A Ibersol está em negociações, por outro lado, para a venda da operação da Burger King, estando agora em negociações com a Restaurant Brands Iberia para a alienação do negócio associado a estas unidades em Portugal e Espanha, depois de uma proposta revista.
“As negociações com vista à discussão da documentação contratual da potencial transação, nas suas vertentes jurídica e financeira, decorrerão até ao próximo dia 30 de junho”, diz a Ibersol num outro comunicado divulgado esta segunda-feira.
Ibersol rejeita proposta para vender restaurantes Burger King, mas dá prazo para revisão dos termos