O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu uma mensagem de condolências do rei Filipe VI de Espanha pelo falecimento da pintora Paula Rego, que o monarca recordou como “admirável e extraordinária”.

De acordo com uma nota nesta terça-feira divulgada no site da Presidência da República, na mensagem o rei Filipe VI “transmite também os seus sentimentos à família de Paula Rego, bem como a todos os portugueses”.

“O Presidente da República recebeu uma mensagem de condolências por parte de Sua Majestade o Rei Felipe VI de Espanha, por ocasião do falecimento da ‘admirável e extraordinária’ pintora Paula Rego no passado dia 8 de junho”, refere o texto divulgado na página oficial de Belém.

Morreu Paula Rego, uma das mais importantes artistas portuguesas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 10 de Junho, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Londres, onde esteve por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, que vai condecorar a título póstumo a pintora Paula Rego com o Grande Colar da Ordem de Camões, distinção que será formalmente entregue em Lisboa.

Presidente condecora a título póstumo a pintora Paula Rego com o Grande Colar da Ordem de Camões

A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu em 8 de junho, em Londres, aos 87 anos, e o Governo decidiu nesse mesmo dia decretar um Dia de Luto Nacional, que coincidirá com as exéquias da artista.

Nascida em Lisboa, em 26 de janeiro de 1935, fixando-se posteriormente em Londres, onde se formou, na Slade School of Art, Paula Rego recebeu, entre outras distinções, o Prémio Turner, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal, e a Ordem do Império Britânico.