Um casal foi detido por compras, sobretudo de material informático, pagas com cartões e dados bancários de terceiros que atingiram um valor superior a 40 mil euros e prejudicaram mais de 300 vítimas, anunciou hoje a PJ.

Numa nota, a Polícia Judiciária revela que os dois detidos são um casal estrangeiro, com 20 e 22 anos, acusado de “vários crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, contrafação de cartões ou outros dispositivos de pagamento, acesso ilegítimo e branqueamento”.

Segundo a investigação, denominada operação “Locker”, o casal entrou no final de janeiro deste ano em Portugal, onde desenvolveu “um plano previamente definido” de compras ‘online’ “com recurso a dados de cartões e meios de pagamento de terceiros, causando prejuízos que ascendem a mais de 40.000 de euros” e provocaram mais de 300 vítimas.

Segundo a PJ, os detidos encomendavam sobretudo equipamentos informáticos, que eram remetidos maioritariamente para “lockers” (cacifos onde são deixadas encomendas que podem ser recolhidas através de um código), onde depois eram recolhidos pelos autores dos crimes.

Aos detidos foram apreendidos mais de uma centena de artigos relacionados com estes crimes. Na investigação colaboraram a UNICRE, a SIBS e o EL Corte Inglês. Os detidos serão presentes a um juiz para aplicação das medidas de coação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR