As motos e as moto 4 são veículos ágeis e pequenos, características que alguns condutores aproveitam para cometer excessos e ilegalidades e, depois, fugir às autoridades. Mas, em Nova Iorque, não há assim tanto “à-vontade” para cometer infracções e abusos, de cavalinhos a circular fora de mão ou por cima dos passeios, pois a polícia tem ordens para apreender os veículos, muitos deles ilegais, e depois destruí-los de forma espectacular.

A medida – que pode parecer extrema para muitos – visa retirar definitivamente de circulação os veículos prevaricadores, lesando simultaneamente os proprietários que cometeram as “habilidades” que colocaram os outros utilizadores da via pública em perigo. Mas mais do que destruir as motos e as moto 4, as autoridades optaram por fazê-lo de forma a passar uma mensagem que aliciasse as redes sociais.

O presidente da câmara nova-iorquina, Eric Adams, bem que se aplicou para divulgar a penalização, que até pode ter sido divertida para quem assistiu, mas não para os donos dos veículos envolvidos. Nos vídeos, partilhados através do Twitter, é possível ver Eric Adams dar a bandeirada de partida para a retroescavadora de lagartas da Caterpillar, que de seguida impôs o seu enorme peso às 92 “vítimas”, de duas e quatro rodas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este lote de 92 veículos trucidados está longe de ser o primeiro, neste combate da polícia de Nova Iorque contra as motos. De acordo com o presidente da câmara, o total de veículos apreendidos e esmagados ronda as 2000 unidades. Já a retroescavadora continua impecável e está pronta para destruir mais uns milhares…