Na essência, as linhas do Polestar 5 já eram conhecidas, pois derivam directamente do protótipo apresentado no início de 2020, sob a denominação Precept. Ainda que esteja apenas previsto para chegar ao mercado em 2024, a marca sueca, que é propriedade da Volvo e da Geely em partes iguais, aproveitou o Festival de Velocidade que decorre este fim-de-semana em Goodwood, para mostrar a versão de série do seu modelo mais desportivo e potente.

Depois do Polestar 2, a berlina que já está no mercado, e dos Polestar 3 e 4, dois SUV esperados em 2022 e 2023, respectivamente, o fabricante nórdico que produz os seus modelos na China vai apontar armas aos condutores que procuram uma berlina simultaneamente espaçosa e desportiva, ou seja, concorrente do Porsche Taycan e do Tesla Model S.

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Para revelar as formas gerais da sua criação, que começará a chegar aos clientes dentro de dois anos, a Polestar optou por uma visita ao Festival de Velocidade de Goodwood, onde os veículos mais potentes caem que nem sopa no mel. Com quatro portas, cinco lugares e uma mala generosa, o Polestar 5 parece ter um comprimento a rondar os cinco metros e uma distância entre eixos em redor dos três metros, o que lhe permite oferecer espaço de sobra para uma bateria de grande capacidade.

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Ao contrário do que acontece com a berlina Polestar 2, o 5 vai usufruir das vantagens de uma plataforma específica, ideal para explorar melhor o espaço interior e reduzir o peso. A berlina topo de gama com ares de GT exibe um chassi em alumínio, conciliando chapa prensada com perfis extrudidos no mesmo material, para maior rigidez.

O construtor não avançou com grandes informações sobre as características do 5, mas tudo indica que a bateria deverá possuir uma capacidade de 103 kWh, podendo funcionar a 400V ou a 800V, para facilitar os carregamentos rápidos. Monta dois motores, um por eixo, para garantir tracção integral e deverá possuir uma potência acumulada de 884 cv, com uma transmissão de duas velocidades, o que o posiciona acima do mais possante dos Porsche Taycan, o Turbo S, mas abaixo do mais potente dos Tesla Model S, o Plaid.