Um míssil russo atingiu esta segunda-feira um centro comercial na cidade ucraniana de Kremenchuk, no centro do país. A informação deste ataque foi dada pelo próprio Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Os ocupantes dispararam foguetes no centro comercial, onde havia mais de mil civis. O centro comercial está a arder, os socorristas estão a combater o fogo, o número de vítimas é impossível de imaginar”, escreveu Zelensky na rede social Telegram, citado pela agência ucraniana Ukrinform, sublinhando que o espaço não representava qualquer perigo para as forças russas, nem qualquer valor estratégico.
“É apenas uma tentativa das pessoas de viverem uma vida normal, o que enfurece tanto os ocupantes. A Rússia continua a colocar a sua impotência sobre os cidadãos comuns. É inútil esperar por humanidade da sua parte”, acrescentou. A mesma informação foi divulgada pelo governador da região de Poltava, Dmytro Lunin, a que pertence Kremenchuk, segundo a agência francesa AFP.
Os números oficiais conhecidos até agora dão conta de 16 mortos e 59 feridos na sequência deste ataque nove dos quais em estado grave. As autoridades indicam que 25 pessoas foram hospitalizadas.
De acordo com a informação dos Serviços de Emergência, foi deslocada para o local equipa de 115 pessoas com o objetivo de tentar extinguir o incêndio, que se estenderia por uma área de 10.300 metros quadrados.
As imagens sobre a destruição nesta cidade industrial da Ucrânia estão a ser partilhadas na rede social Twitter, que mostram o edifício em chamas. No Twitter do assessor do Ministro da Administração Interna da Ucrânia foi partilhado um vídeo que mostra o edifício em chamas.
Жуткие кадры после обстрела оккупантами ТЦ в Кременчуге. Здание пылает, по словам очевидцев, там все еще находится много людей pic.twitter.com/xFLmBkiEIq
— Антон Геращенко (@Gerashchenko7) June 27, 2022
A mesma fonte partilha também imagens do exterior do centro comecial, onde é possível ver os bombeiros que estão a combater as chamas neste centro comercial. E, na mesma publicação, reforça a necessidade de “armamento e de sistemas modernos de defesa aérea”.
⚡️There are currently 20 injured in #Kremenchuk, 9 of them in serious condition. It has already been confirmed that 2 people have died. The rescue operation continues, said Kyrylo Tymoshenko
We need weapons to protect ourselves and modern air defense systems. #ArmUkraineNow pic.twitter.com/q6J2I2zRku
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) June 27, 2022
A jornalista Anastassia Lapatina, do Kyiv Independent, partilha na mesma rede social um vídeo sobre o incêndio neste centro comercial, referindo que estariam “mais de mil civis” nesta zona comercial. “O possível número de mortes é inimaginável”, escreveu.
Russian missiles just hit a crowded shopping center in Kremenchuk, while over a 1,000 civilians were inside. The possible number of casualties is unimaginable pic.twitter.com/H0QiWzwefq
— Anastasiia Lapatina (@lapatina_) June 27, 2022
Inna Sovnun, deputada ucraniana, faz uma partilha semelhante no Twitter e lamenta o ataque, que classifica como “sem sentido”, feito por “um Estado terrorista”.
Good god… They hit a mall! Over thousand people have been there at the time of the hit according to President @ZelenskyyUa !!! Senseless attack by a terrorist state! We need weapons! We need sanctions! We need justice! #Kremenchuk #ArmUkraineNow pic.twitter.com/L8fE71cO8t
— Inna Sovsun (@InnaSovsun) June 27, 2022
A conta-gotas estão também a chegar imagens do interior do centro comercial. Anton Gerashchenko partilha um vídeo de sobreviventes no interior do centro comercial, que estarão a tentar escapar do interior do centro em chamas.
⚡️We are alive: video of people trying to escape from a shopping mall in #Kremenchuk pic.twitter.com/YOk9LKUnCz
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) June 27, 2022
O jornalista da The Economist, Oliver Caroll, partilha no Twitter um novo vídeo sobre o exterior do centro comercial nesta cidade industrial. Na mesma rede social, o jornalista nota que, como seria “previsível”, “nenhum dos meios de comunicação que vi controlados pelo Kremlin está a noticiar o ataque a este centro comercial”.
Presidential advisor Kyrylo Tymoshenko says 2 people already confirmed dead in Kremenchuk Russian missile attack, with 20 injured, 9 serious. Those numbers are likely to head upwards. pic.twitter.com/NhMqzFzAfu
— Oliver Carroll (@olliecarroll) June 27, 2022
Já Petro Poroshenko, que foi Presidente da Ucrânia até 2019, comentou o ataque ao centro comercial de Kremenchuk, referindo que “matar, destruir tudo o que é vivo e tudo o que torna uma pessoa humana é horrível, é a lógica distorcida de um terrorista”.
Na mesma sequência de tweets, disse ainda que milhares de civis, incluindo mulheres e crianças, foram alvos das forças militares russas. “Se alguém, em algum lado, ainda tem dúvidas de que a Rússia ao comando de Putin é um estado terrorista, isto é a confirmação”.
To kill, to destroy all the living, everything that makes a person human is a horrible, distorted logic of a terrorist. Footage of a missile strike at Kremenchuk shopping center shocked the whole world. #RussiaIsATerroristState #Kremenchuk pic.twitter.com/8fx0Rh6jp2
— Петро Порошенко (@poroshenko) June 27, 2022
(Atualizado às 02h30 de 28 de junho de 2022 para incluir novo balanço de mortos e feridos no ataque)