O ataque de um míssil ao centro comercial de Kremenchuk, esta segunda-feira, marca a terceira vez em que esta cidade industrial no centro da Ucrânia é atingida pelas forças militares russas. O último balanço aponta para 20 vítimas mortais e pelo menos 59 feridos, dos quais 25 foram hospitalizados. Há pelo menos 36 pessoas desaparecidas.
A informação sobre o ataque foi dada pelo próprio Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, através do canal do Telegram. O ataque deixou o centro comercial destruído, gerando um incêndio de grandes dimensões — pelo menos de acordo com as imagens que inundaram a rede social Twitter. Ainda de acordo com Zelensky, estariam pelo menos mil civis no interior do centro comercial.
⚡️ Zelensky: 'Russia strikes shopping center in Kremenchuk, while over thousand people inside.'
“The mall is on fire, firefighters are trying to extinguish the fire, the number of victims is impossible to imagine," said President Volodymyr Zelensky.
Volodymyr Zelensky/Telegram pic.twitter.com/Pb8IGeAevD
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) June 27, 2022
O ataque está a gerar uma onda de indignação nas redes sociais, que exigem que haja uma responsabilização da Rússia perante uma ação que terá vitimado civis. Dada a destruição do centro comercial, é expectável que o número de vítimas possa vir a aumentar.
Esta não é, no entanto, a primeira vez em que os russos atingem a cidade de Kremenchuk. A 1 de abril, a Rússia atacou a maior refinaria de petróleo da Ucrânia, que ficava justamente nesta cidade industrial. A informação foi avançada pelo Kyiv Independent, que referia na altura que os russos estavam a tentar atingir várias refinarias e depósitos de petróleo na Ucrânia, numa tentativa de tentar abrandar as forças ucranianas. Dmytro Lunin, governador da província de Poltava, onde se inclui esta cidade, dizia na altura que a refinaria ficou “completamente destruída” após o ataque.
Na mesma altura, também foram feitos ataques deste género nas cidades ucranianas de Lviv e Dnipro.
A BBC refere que há cerca de 10 dias terá também sido registado um ataque a uma refinaria perto da cidade. No entanto, nenhum dos ataques terá tido a dimensão do ataque desta segunda-feira.
De acordo com o censo mais recente na Ucrânia, que data do ano passado, a cidade de Kremenchuk tinha uma população de 217.710 pessoas. Localizada no centro da Ucrânia, esta é uma das principais cidades industriais do país.
Ataque a centro comercial em Kremenchuk faz 16 mortos e 59 feridos. Veja as imagens
(Atualizado às 01h32 de 29 de junho de 2022 para incluir novo balanço de mortos e feridos no ataque)