A tenista polaca Iga Swiatek, líder do “ranking” mundial WTA, vai organizar em julho um torneio de exibição que visa angariar fundos para as crianças e adolescentes afetados pela guerra na Ucrânia.

O evento está marcado para 23 de julho, com um encontro de exibição de pares mistos, numa iniciativa em que a tenista ucraniana Elina Svitolina será árbitra e que contará também com o ex-selecionador e futebolista Andriy Schevchenko, como convidado.

No torneio de ténis de Wimbledon, terceira prova do Grand Slam, que se iniciou na segunda-feira, Swiatek iniciou a participação com um pin com as cores da Ucrânia.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro, mais de quatro milhões de refugiados cruzaram a fronteira para a Polónia, país que tem dado abrigo, cuidados médicos e sociais, educação e oportunidades de trabalho.

Os tenistas russos e bielorrussos, estes devido ao apoio dado à Rússia, foram proibidos de competir em Wimbledon, levando as Associações ATP (masculinos) e WTA (femininos) a decidirem que o torneio não atribuirá os pontos para o “ranking”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR