A comissária europeia para os transportes defendeu esta quarta-feira, em França, que o acordo assinado com a Ucrânia e a Moldova constitui um “primeiro passo” na globalização da mobilidade.

“Lamento a situação perante a qual temos que assinar este acordo […], mas no nosso mercado interno não devemos ter barreiras”, afirmou Adina Valean, após a assinatura do acordo de cooperação com os dois países, que decorreu em Lyon, França.

Para a comissária, que agradeceu o trabalho da sua equipa, este é assim o “primeiro passo” na globalização da mobilidade.

A Comissão Europeia assinou esta quarta-feira acordos de cooperação com a Ucrânia e a Moldova, que permitirão aos operadores ter “livre acesso” ao território europeu, face ao impacto da invasão russa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os detalhes do acordo permanecem confidenciais, mas Bruxelas já adiantou que este permite aos operadores da Ucrânia e da Moldova ter “livre acesso” ao território europeu.

Na cerimónia formal de assinatura esteve também o ministro francês responsável pelas comunidades territoriais, em representação da presidência francesa do Conselho da União Europeia, Christophe Béchu, o ministro das Infraestruturas da Ucrãnia, Oleksandr Kubrakov, e do vice-primeiro ministro da Moldova, Andrei Spînu.

Segundo o rascunho do acordo assinado com Kiev, a que a Lusa teve acesso, o objetivo passa por “assegurar a coerência entre a rede transeuropeia de transportes da União Europeia e a rede de transportes da Ucrânia”, promover o desenvolvimento adequado da conectividade sustentável, facilitar o desenvolvimento da rede de transportes e identificar prioridades comuns ao nível das infraestruturas.