Em atualização

Mais de 1.300 operacionais combatiam esta sexta-feira à noite 18 incêndios ativos por todo o país, apoiados 405 viaturas e um meio aéreo, sendo o de maiores dimensões o que lavra em Ourém desde a tarde de quinta-feira.

De acordo com os dados disponíveis no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 23h00, combatem o fogo de Ourém, no distrito de Santarém, 664 operacionais, apoiados por 197 veículos e um meio aéreo.

O alerta para este incêndio, que começou na localidade de Cumeada, na freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, foi dado às 16h37 de quinta-feira.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse à Lusa, pelas 16h45, que a situação está “muito complicada” e que o fogo já chegou ao distrito de Leiria.

Estrada cortada em Leiria por causa de incêndio combatido por mais de 160 bombeiros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo que está a mobilizar mais meios é que o deflagrou em Pombal (Leiria) com 239 operacionais e 68 viaturas.

Já o terceiro que mobiliza mais meios é o que deflagrou na quinta-feira em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança. Combatem este fogo, já em fase de resolução, 213 operacionais, apoiados por 71 veículos.

Três bombeiros ficaram feridos na sequência do despiste da viatura onde seguiam para combater um incêndio de Maceira, em Leiria, disse à agência Lusa o vereador Luís Lopes.

Incêndios: Três bombeiros feridos em acidente quando iam combater fogo em Leiria

No total do país, às 23h00, estavam em curso 18 incêndios que mobilizam 1.362 operacionais, 405 viaturas e um meio aéreo.

Dominado fogo em Sever do Vouga

O incêndio florestal que lavrava desde as 12h18 de quinta-feira em Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, foi esta sexta-feira dado como dominado, segundo o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.

Em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, o responsável adiantou pelas 12h10 que o incêndio, que chegou a passar ao concelho vizinho de Águeda, “foi dado como dominado”.

O incêndio começou a lavrar cerca das 12h21 de quinta-feira em Frágua, na freguesia de Talhadas, com duas frentes ativas. Ao final da noite de quinta-feira, as chamas chegaram a ser combatidas por 368 operacionais, apoiados por 114 viaturas.

Ainda durante a tarde de quinta-feira, houve algumas projeções que chegaram perto da povoação de Ventoso, mas o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, assegurou que nunca houve casas em risco. “O mais perto que chegou foi de algumas casas agrícolas, no meio das terras e afastadas da povoação, e nem essas arderam”, afirmou na altura.

O autarca disse também que foram encerradas algumas vias para que os meios de combate aos incêndios pudessem circular “tranquilamente e em segurança”.

Mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Vila Real, Bragança e Faro apresentam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos próximos dias, Portugal continental irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território.

*Notícia atualizada às 23h20 de 8 de julho de 2022