O oposicionista russo, Alexei Navalny, que está preso, anunciou esta segunda-feira a criação de um Fundo Internacional contra a Corrupção, integrado por personalidades como o filósofo Francis Fukuyama ou a vencedora de um Prémio Pulitzer Anne Applebaum.
O fundo será completamente transparente. O primeiro donativo para a sua existência é o [dinheiro do] Prémio Sakharov que o Parlamento Europeu me atribuiu”, avaliado em 50 mil euros, informou o próprio, na rede social Twitter.
1/5 No sooner said than done.
We talked about the fact that Putin and his crooks will not succeed in destroying the Anti-Corruption Foundation. On the contrary, it will become a global international foundation.
— Alexey Navalny (@navalny) July 11, 2022
O anterior Fundo de Luta contra a Corrupção, fundado por Navalny em 2011, foi liquidado por decisão judicial em 2021, depois de ser considerado extremista.
O oposicionista, autor de várias investigações sobre o enriquecimento de dirigentes russos, garantiu que as autoridades de Moscovo não conseguiram destruir a sua organização, que agora se reconverte em fundação global.
Navalny adiantou que a direção da nova organização vai ser integrada, além de Fukuyama e Applebaum, pelo ex-primeiro-ministro belga e eurodeputado Guy Verhovstadt e pela sua esposa, Yulia Naválnaya.