Uma menina de quatro anos morreu esta quinta-feira e a mãe ficou ferida com gravidade no ataque russo à cidade ucraniana de Vinnytsia. Na sequência do ataque, o ministério da Defesa da Ucrânia publicou no Twitter um vídeo que mostra os últimos momentos de Lisa Dmitrieva com a mãe.
During the russian terrorist attack on Vinnytsia on July 14, a little girl named Lisa died from the explosion. Her mother Iryna was taken to the hospital with her leg torn off. Iryna’s page on social media captures last minutes of her daughter’s life. pic.twitter.com/bJWz2h8eIJ
— Defense of Ukraine (@DefenceU) July 14, 2022
“Durante o ataque terrorista russo em Vinnytsia a 14 de julho, uma menina chamada Lisa morreu na explosão. A mãe Iryna foi levada para o hospital”, pode ler-se no texto que acompanha a publicação.
Segundo o Kyiv Independent, o vídeo foi inicialmente publicado pela mãe da menina nas redes sociais. Uma hora depois do post, um míssil atingia Vinnytsia.
O chefe do escritório da Presidência da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, revelou através do Telegram que o ataque foi levado a cabo pelas forças russas com recurso a mísseis Kalibr, disparados de um submarino no Mar Negro.
Segundo o último balanço divulgado pelo Serviço de Emergência Estatal ucraniano, 23 pessoas morreram no bombardeamento, incluindo três crianças.
As operações de resgate tiveram de ser interrompidas a partir das 22h30 (hora local) e deverão ser retomadas na sexta-feira. Até agora, pelo menos 117 pessoas pediram assistência médica, 71 pessoas foram hospitalizadas, incluindo três crianças, e 29 civis continuam desaparecidos.