Pela primeira vez na história do Spider-Man, a Marvel Comics criou uma personagem homossexual no âmbito da celebração do Orgulho Gay que será apresentada em setembro. Steve Foxe criou Web-Weaver e nada tem a ver com o icónico e tímido Peter Parker de óculos de sol. E nem sequer tem o fato vermelho e azul para trás. Será também “um designer gay, um pouco rabugento e que adquire poderes de aracnídeo”.
O que percebi imediatamente quando estava a construir o Web-Weaver é que ele não pode nem deve representar TODOS os homens gays. Não há nenhuma personagem que consiga. A sua identidade feminina é central para quem ele é, mas não é a HISTÓRIA… que poderás experienciar em setembro!”, escreveu o autor Steve Foxe na rede social Twitter.
Só que, sem que tenha sido divulgado o porquê, depois de anunciar a criação do Web-Weaver, o autor fechou a sua conta do Twitter
O mesmo não aconteceu com Kris Anka, o ilustrador, e por isso podemos já ver como é que será o fato do novo herói. O designer indicou que, para a personagem, as suas inspirações foram os estilistas Alexander McQueen e Thierry Mugler.
Web-Weaver
my design for the brand new Spider, debuting in Edge of Spider-verse 5 pic.twitter.com/vl2qVUtGVq— kris anka (@kristaferanka) June 23, 2022
O novo Homem-Aranha não é a primeira personagem que faz parte da Comunidade LGBTQ+ e à semelhança de outras personagens da Marvel Comics, não escapou aos comentários dos fãs com as opiniões a dividirem-se nas redes sociais.
Alguns utilizadores defendem a criação da personagem por questões de “representatividade” e avançam que existe um desconforto com “homens homossexuais femininos”.
Web Weaver looks sick idc, ppl need to stop getting so uncomfy with feminine gay men.
I think we deserve both feminine gay heroes (web weaver) and masculine gay heroes (midnighter), having both would be an amazing thing actually
— Mono ???? (@monopool_) July 7, 2022
Outros utilizadores expressam felicidade e curiosidade para conhecer a personagem da Marvel Comics.
https://twitter.com/ashtraycomics/status/1544139555783053312?s=21&t=dWDh6z_NDG_Mf_wHJJlj8Q
Por outro lado, também há reações negativas. Alguns internautas associam a orientação sexual da personagem à popularidade que pode vir a ter e outros avançam que “não há necessidade de fazer um Spider-Man gay”.
Muy bien que hayan más Spiderman pero que gane popularidad solo porque es gay? Además es un héroe que más da su orientación sexual.
— Potito (@Potito1727) July 7, 2022
Ainda não é certo se haverá uma adaptação para filme da banda desenhada, mas já foi adiantado que o novo álbum com Web-Weaver será lançado em setembro deste ano, na quinta edição da série de Banda Desenhada Edge of Spider-Verse.