790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa de guerra. O que se passa no 151.º dia de guerra na Ucrânia?

Este artigo tem mais de 1 ano

Um ataque ao porto de Odessa na semana em que Ucrânia e Rússia chegaram a acordo por causa da exportação de cereais levou o Presidente ucraniano a admitir que ataque destrói ideia de diálogo.

i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O ataque das tropas russas ao porto de Odessa continua a marcar o fim de semana e coloca em causa o acordo para a exportação de cereais que foi assinado entre a Rússia e a Ucrânia. Volodymyr Zelensky considera que os mísseis que atingiram o porto “destruíram a possibilidade” de diálogo.

Ana Martingo / Observador

O que se passou durante a madrugada e a manhã?

  • Depois de a Rússia ter negado “qualquer envolvimento” no ataque ao porto de Odessa, a porta-voz da diplomacia veio contrariar a primeira versão (não oficial) do Kremlin e confirmar que a responsabilidade pelos mísseis lançados no sábado. Maria Zakharova realçou que os “mísseis Kalibr destruíram infraestruturas militares no porto de Odessa, com um ataque de alta precisão”.

Rússia recua e admite ataque a porto de Odessa e destruição de infraestruturas militares

  • O ataque mereceu a atenção do Presidente da Ucrânia, que descreve o sucedido como uma “barbaridade” e um “golpe nas posições políticas da própria Rússia”. E deixou um alerta que os mísseis “destruíram a possibilidade” de diálogo: “Se alguém no mundo ainda pode dizer que é necessário algum tipo tipo de diálogo ou acordo com a Rússia, olhe para o que está a acontecer.”
  • O chefe da comissão de agricultura do Parlamento turco confirmou que o país poderá comprar cereais ucranianos a preço mais vantajoso graças ao papel de mediador no acordo de exportação de cereais que foi assinado entre a Ucrânia e a Rússia.
  • A cidade portuária de Mykolaiv foi novamente atacada com mísseis cruzeiros russos durante a madrugada. O número de baixas ainda está por determinar, mas o governador da região, Vitaliy Kim, fala já em cinco feridos.
  • Dois cidadãos norte-americanos, um canadiano e um sueco morreram esta semana devido a uma emboscada das tropas russas na região de Donetsk, a combater pela Ucrânia. O Departamento do Estado dos EUA já tinha confirmado a morte de dois cidadãos, mas só agora foi conhecida a identidade dos soldados e o facto de ter havido mais dois estrangeiros.

O que se passou durante a tarde?

  • O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, iniciou no Cairo, no Egito, uma viagem que passará por países como a Etiópia ou o Congo para tentar conquistar novos aliados.
  • Lavrov revelou também na conferência de imprensa no Cairo que o bloqueio aos portos ucranianos foi levantado. O ataque ao porto de Odessa não terá sido mencionado pelo governante russo nesta ocasião.
  • O Papa Francisco relevou ter um “grande desejo de ir a Kiev”, a capital da Ucrânia, devido à guerra que está a decorrer no país desde que a Rússia invadiu o território vizinho. De acordo com a Reuters, a caminho do Canadá para uma visita oficial, o Papa admitiu aos jornalistas que o acompanham no avião, que pretende visitar a Ucrânia, que já disse estar a ser alvo de uma agressão “cruel”.
  • O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que “a guerra que Putin está a travar contra a Ucrânia é também uma guerra contra a unidade da Europa”.

O que se passou durante o início da noite?

  • O Presidente da Ucrânia avançou que vem aí uma semana “importante”, com um novo feriado, com o Dia do Estado Ucraniano. O governante garante que o país está a “fazer tudo para inflingir o maior número de baixas possíveis” à Rússia.
  • Lavrov está a contar com Guterres para “remover restrições ilegítimas” no tema dos cereais, dizendo que o secretário-geral das Nações Unidas se “voluntariou para tentar remover estas sanções ilegítimas”.
  • As forças ucranianas estão a avançar “passo a passo” na região ocupada de Kherson, no sul do país, garantiu Zelensky. Serhiy Khlan, conselheiro do governo de Kherson, avançou também numa entrevista citada pela AFP que a Ucrânia poderá “libertar definitivamente” Kherson em “setembro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora