Há apenas dois dias o governo de Volodymyr Zelensky deu ordens para que as cerca de 200 mil pessoas que se encontram em Donetsk abandonassem aquela região nas próximas semanas. Mas o prazo parece ter sido encurtado, com a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, a publicar já esta terça-feira no Telegram imagens da retirada de civis da zona.

Iryna Vereshchuk, responsável pela reintegração dos territórios ocupados, detalhou que “o primeiro comboio chegou a Kirovohrad, a cerca de 500 quilómetros a este de Donetsk, “esta manhã”. A bordo “mulheres, crianças, idosos e muitas pessoas com mobilidade reduzida”.

“Todos foram acolhidos e acomodados, todos foram ajudados”, explicou a vice-primeira-ministra ucraniana que aproveitou a mensagem para agradecer também a Andriy Rajkovich, responsável pela região que está a receber os deslocados de Donetsk.

Os civis que se recusem a cumprir a ordem de evacuação da região de Donetsk terão de assinar um documento em que assumam a responsabilidade pela sua decisão e pelos riscos que correm ao permanecer na região.

Neste momento, não há forma de fornecer gás ou eletricidade numa das zonas em disputa pelos russos. Uma situação que decorre, segundo Iryna Vereshchuk, dos consecutivos ataques pelas forças do Kremlin, que têm provocado um extenso nível de destruição nas infraestruturas civis da região de Donetsk.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR