Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, afirmou esta quinta-feira estar “indignado” com as acusações “injustas” avançadas pela Amnistia Internacional, que denunciou, esta quinta-feira, que as forças de Kiev também puseram civis em perigo no conflito em curso com Moscovo.

Estou indignado como todos com o relatório da Amnistia Internacional. Considero-o como injusto”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, num vídeo publicado na rede social Facebook.

Num relatório esta quinta-feira conhecido, a Amnistia Internacional (AI) alertou que as forças ucranianas põem em perigo a população civil quando estabelecem bases militares em zonas residenciais e lançam ataques a partir de áreas habitadas por civis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Amnistia Internacional conclui que forças de Kiev também puseram civis em perigo

As forças ucranianas põem civis em perigo quando montam bases e operam sistemas de armas “em zonas habitadas por civis, incluindo em escolas e hospitais, para repelir a invasão russa que começou em fevereiro”, considerou a organização não-governamental (ONG), denunciando ainda que tais táticas violam o direito internacional e tornam zonas civis em objetivos militares contra os quais os russos retaliam.

Estar numa posição defensiva não isenta as forças armadas ucranianas de respeitar o direito internacional humanitário”, afirmou a secretária-geral da AI, Agnès Callamard.

No mesmo vídeo, Dmytro Kuleba lança também acusações à Amnistia Internacional, criticando a ONG por “criar um falso equilíbrio entre o opressor e a vítima, entre o país que está a destruir centenas e milhares de civis, cidades, territórios, e o país que se está a defender desesperadamente”.

Parem de criar esta falsa realidade, onde todos são um pouco culpados de alguma coisa, e comecem a relatar sistematicamente a verdade sobre o que a Rússia realmente representa hoje”, acrescentou o ministro.

Momentos antes destas declarações de Kuleba, o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podoliak também tinha reagido ao relatório da ONG, assegurando que “as vidas das pessoas” são “a prioridade” e que as populações das cidades próximas das frentes de combate estavam a ser retiradas.

Mykhailo Podoliak acusou a AI de participar numa “campanha de desinformação e propaganda” para servir os argumentos do Kremlin (Presidência russa).

No relatório divulgado esta quinta-feira, a ONG ressalva que a atuação das forças ucranianas não justifica de modo algum os ataques indiscriminados da Rússia, que mataram mais de cinco mil civis, de acordo com as Nações Unidas.