Uma criança de 8 anos morreu este sábado após ter sido colhida por um carro no último dia do Rali Vinho da Madeira. A notícia foi confirmada pela organização do rali em comunicado.

“A Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira e Direção de Prova lamentam confirmar que a jovem envolvida no incidente ocorrido durante a PEC 17 Rosário 2, acabou por não resistir aos ferimentos sofridos. Neste doloroso momento endereçamos os nossos sentimentos à família e amigos”, lê-se na nota.

Segundo o Diário de Notícias da Madeira, a vítima é uma criança de 8 anos que atravessou uma estrada que fazia parte do percurso do Rali, na zona da Encumeada, quando foi violentamente colhida pelo carro da equipa do piloto Miguel Gouveia. De acordo com o mesmo jornal, o Ministério Público vai investigar a morte da criança.

De acordo com relatos ouvidos pela RTP Madeira perto do local do acidente, aquela menina não foi a única a atravessar a estrada naquele momento. Outras crianças terão atravessado a estrada a correr entre a passagem de dois carros participantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem conseguir chegar a tempo ao outro lado da estrada, a menina foi colhida pelo carro e projetada.

O acidente aconteceu nesta passadeira

Vídeo amador enviado ao Observador

Dois pilotos que participavam no Rali, Gonçalo Félix e David Santos, que seguiam no carro que vinha atrás do envolvido no acidente e que são também socorristas da Cruz Vermelha, prestaram os primeiros socorros à menina, antes de chegarem os meios de socorro.

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, a menina encontrava-se em paragem cardiorrespiratória quando foi levada para o hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Marcelo recebeu notícia com “consternação”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu à morte da criança na noite de sábado com um comunicado expressando “consternação” com o sucedido.

“Foi com consternação que o Presidente da República teve conhecimento do falecimento precoce da criança, vítima de acidente de viação que ocorreu durante a prova Rali Vinho da Madeira 2022.”, diz Marcelo.

“À família enlutada e amigos, apresenta as suas sentidas condolências, neste penoso momento para toda a comunidade madeirense”, acrescentou o Presidente.

Responsáveis políticos madeirenses lamentam acidente

Já depois do acidente, mas antes da confirmação da morte da criança, vários responsáveis políticos da Região Autónoma da Madeira lamentaram o sucedido. O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, disse estar “profundamente” entristecido.

“Não tenho palavras. Já fiz um comunicado a elogiar a organização e os vencedores, mas francamente neste momento só penso na pessoa que está ferida, que não sabemos o estado dela. Só desejo que ela recupere, para o bem dela própria, da família e de todos nós”, disse Ireneu Barreto, citado pelo Diário de Notícias da Madeira.

Barreto pediu ainda “maior responsabilidade e maior cuidado” na segurança da prova.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse lamentar “imenso” o sucedido. “Estava tudo a correr tão bem com as normas de segurança. Lamento imenso. É um acidente, ninguém tem culpa”, afirmou Albuquerque, salientando que o acidente veio “estragar esta festa” que estava a ser uma “grande festa dos madeirenses”.

Já o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, disse que “há que lamentar este acidente que ocorreu no final do Rali, que não mancha obviamente toda a competição”.

Nota: Artigo atualizado às 22h. A versão anterior tinha referência errada à idade da criança, que tinha 8 anos e não 12.