Siga aqui o nosso Live Blog da guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou esta quinta-feira à comunidade internacional para “reagir imediatamente” para expulsar os russos da central nuclear ocupada e bombardeada de Zaporijia.

“O mundo inteiro deve reagir imediatamente para expulsar os ocupantes da central de Zaporijia”, a maior da Europa, localizada no sul da Ucrânia e ocupada por tropas russas desde 4 de março, disse o Presidente ucraniano no discurso diário em vídeo.

Só a retirada completa dos russos e a retomada do controlo total da central pela Ucrânia garantiria a segurança nuclear para toda a Europa”, acrescentou.

O local da central nuclear de Zaporijia da Ucrânia foi novamente bombardeado esta quinta-feira, com a Ucrânia e a Rússia a culparem-se mutuamente, como em bombardeamentos anteriores na semana passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários bombardeamentos, pelos quais ambos os lados também se culpam mutuamente, sem que fosse possível verificar estas reivindicações de fontes independentes, já tinham ocorrido no território da central no final da semana passada, suscitando receios de um desastre nuclear.

“A situação está a piorar, as substâncias radioativas estão localizadas nas proximidades e vários sensores de radiação foram danificados“, disse a empresa estatal da Ucrânia Energoatom.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, mostrou-se “gravemente preocupado” com a situação na central e pediu a paragem imediata de conflito nas proximidades. Num comunicado divulgado esta quinta-feira, Guterres diz que já apelou “ao senso comum e à razão” para não tomarem ações que “possam pôr em perigo a integridade física ou a segurança da central nuclear”.

Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), foi ouvido esta quinta-feira pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na central nuclear de Zaporíjia. Na reunião urgente, convocada pela Rússia, Grossi sublinhou que a “hora é grave”, avança a AFP.Grossi adiantou que as análises preliminares da agência indicam que não há um “perigo imediato”, mas destaca que a situação é grave e “pode mudar” rapidamente.

Segundo a Reuters, o diretor-geral da AIEA garantiu estar pronto para liderar uma missão da agência da ONU ao complexo. Voltou a apelar à Rússia e Ucrânia que cooperem com os inspetores para que possam realizar a viagem o mais rápido possível.