Os vídeos da primeira-ministra da Finlândia a dançar e a cantar em festas com celebridades nacionais colocaram-na no centro da polémica. As imagens de Sanna Marin ficaram rapidamente virais, mas não são caso único.

Finlândia. Vídeo de primeira-ministra e deputado a dançarem com celebridades obriga governante a reagir: “Não tenho nada a esconder”

Os políticos portugueses também dão um pezinho de dança: de António Costa em direto na RTP a Jerónimo de Sousa a comemorar a passagem do ano ou a Marcelo Rebelo de Sousa em Moçambique. Recorde todos esses momentos nestes vídeos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

1Jerónimo de Sousa

1995/96

Na passagem do ano, em Setúbal, Jerónimo de Sousa bebeu espumante, desejou um “ano melhor” para o povo português, para o país e para o povo de Timor-Leste e “um bom ano” para Cavaco Silva “a fazer contas da sua derrota no Banco do Portugal”. Nesse réveillon, Jerónimo revelou-se a estrela da noite na pista de dança.

2Cavaco Silva

1995/96

Tal como Jerónimo de Sousa, também Cavaco Silva entrou em 1996 a dançar — mas ao som de Scatman John.

3Alberto João Jardim

2009

No palco do Festival de Folclore de Santana “24 Horas a Bailar”, Alberto João Jardim, na altura presidente do Governo da Madeira, dançou o Bailinho da Madeira junto a alguns grupos de folclore locais.

4Paulo Portas

2011

Durante uma sardinhada na Figueira da Foz em plena campanha para as eleições Legislativas, Paulo Portas dançou com peixeiras ao som da canção “Arrebita, arrebita, arrebita”.

5Marcelo Rebelo de Sousa

2016

Durante a visita à Escola Portuguesa de Moçambique, Marcelo Rebelo de Sousa dançou a Marrabenta, uma dança típica moçambicana.

6Rui Rio

2018

Na Guiné, Rui Rio não resistiu a mostrar os seus dotes de dança e entrou numa coreografia tradicional do país juntamente com um grupo de crianças locais.

7António Costa

2018

A apresentadora de televisão Filomena Cautela desafiou António Costa a dançar um slow no programa “5 Para a Meia-Noite”. Sob o olhar atento da mulher, Fernanda, e ao som da música “Take My Breath Away”, o primeiro-ministro não recusou o desafio.

8Joacine Katar Moreira

2019

Na campanha para as eleições Legislativas de 2019, Joacine Katar Moreira mostrou, segundo o partido Livre, “como se faz” e, com “alegria” e “animação”, deu um pezinho de dança.

9André Ventura

2022

Durante o jantar nacional do Chega em Benavente, em fevereiro deste ano, André Ventura mostrou (durante cerca de três minutos) que tinha jeito para bailar ao dançar fandango.

10Matos Fernandes e Ana Paula Vitorino

2022

No encerramento da Conferência dos Oceanos, em Lisboa, Matos Fernandes (antigo ministro do Ambiente e da Ação Climática) e Ana Paula Vitorino (ex-ministra do Mar) foram protagonistas de uma dança que solidificou a relação entre os países coorganizadores do evento — Portugal e Quénia.