O Governo de Angola anunciou que o corpo do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, vai chegar este sábado à tarde a Luanda, como pretendia a ex-mulher Ana Paula dos Santos e o regime angolano. Pelo menos duas filhas do ex-Presidente angolano, Tchizé e Isabel dos Santos, já protestaram nas redes sociais sobre a forma como decorreu e foi decidida esta transladação. Quanto ao funeral de Estado, confirmou ao Observador fonte do MPLA, será a 28 de agosto, dia em que José Eduardo dos Santos completaria, se fosse vivo, 80 anos.

A família do antigo governante continua a contestar todo o processo. Isabel dos Santos partilhou uma fotografia do dia em que o pai a levou ao altar, para dizer que não o pode levar para a sua “última morada” porque “o ódio dos homens falou mais alto”. A filha de José Eduardo dos Santos, critica o Governo angolano, sem o nomear, atirando: “Arrancaram-te dos meus braços”.

A sua irmã Tchizé dos Santos também partilhou uma publicação no Instagram, onde mostra um vídeo com imagens da ex-mulher de José Eduardo dos Santos junto ao avião que vai levar os restos mortais do ex-Presidente angolano ainda em Barcelona. A filha de José Eduardo dos Santos escreeve que Ana Paula Santos “acaba de se tornar a mulher mais odiada de Angola”. E apela ao voto na UNITA nas próximas eleições. “No dia 24 todos os angolanos vão votar no Adalberto da Costa Júnior para que esta gente seja posta no seu devido lugar pela justiça angolana e internacional e para que José Eduardo dos Santos possa de facto ter uma homenagem de estado com a participação de toda a sua família, como os angolanos de bem merecemos e queremos.” E acrescenta: “Até lá vamos assistir ao ‘teatro fúnebre-eleitoral’ que as ‘feiticeiras’ e o ‘bruxo’ estão a preparar usando o corpo de José Eduardo dos Santos de forma hedionda e repugnante.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governo angolano continua sem ceder à contestação da família e limitou-se a emitir um comunicado onde diz que “o executivo angolano torna público que chegam na tarde deste sábado a Luanda os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido no passado dia 8 de Julho em Barcelona, Reino de Espanha”, lê-se no comunicado enviado este sábado pelo Governo de Angola.” A nota oficial, que foi enviada ao Observador e outras redações diz que “a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”.

Funeral de Estado é dia 28, diz fonte do MPLA

O funeral de Estado que o regime angolano está a preparar deve ocorrer — segundo confirmou fonte do MPLA ao Observador — a 28 de agosto, dia em que José Eduardo dos Santos completaria 80 anos, se fosse vivo. Desta forma, o funeral será quatro dias depois das eleições naquele país. O palácio presidencial ainda não confirmou esta data.

Outras fontes conhecedoras do processo confirmaram ao Observador que o corpo entrou no avião em Barcelona a caminho de Luanda, num voo que deve chegar ao fim da tarde deste sábado.

Imagem do corpo a entrar num avião da TAAG, em Barcelona. Fotografia cedida ao Observador por fonte próxima do processo

Artigo atualizado às 15h10 com informação sobre o dia do funeral de Estado