771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições em Angola

Angola

Rafael Marques defende fim do partidarismo

Rafael Marques criticou João Lourenço e o governo e defendeu um novo projeto baseado "no conhecimento", fazendo o apelo para o país ultrapassar os "partidarismos" de que foi alvo.
UNITA

"Há excesso de hipocrisia" de Portugal com Angola

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, acusa MPLA de gastar 1,8 mil milhões na campanha e ter tido verbas do Banco Mundial. Critica "fretes" dos observadores portugueses.
Angola

UNITA: 3 anos de "terrorismo de estado" em Angola

Adalberto Costa Júnior criticou o processo eleitoral, que teve "uma pré-campanha de quase um ano e meio", e apelou ao diálogo e à convivência pelo bem de Angola.
Eleições em Angola

CNE recebeu prestação de contas de quatro partidos

MPLA, PHA, UNITA e P-Njang foram os únicos partidos a entregar à Comissão Nacional Eleitoral os seus documentos de prestação de contas. PRS, CASA-CE, FNLA e APN estão em falta.
Eleições em Angola

Ex-PM diz que população está revoltada 

Marcolino Moco, ex-primeiro ministro angolano, entende que o descontentamento sobre o resultado das eleições de Angola "anda na cara de muita gente" e que o MPLA pode não conseguir travar a população.
Eleições em Angola

Oposição venceu em Luanda por "vender sonhos"

Governadora de Luanda aponta também derrota do MPLA na capital com "falta de entrosamento" apesar de "terem feito muito", onde a UNITA venceu com 62,59% dos votos.
Eleições em Angola

Chega e IL votam contra ida de Marcelo a Angola

O Chega e a Iniciativa Liberal votaram contra a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Luanda para a posse de João Lourenço como Presidente de Angola. BE e PAN abstiveram-se.
Eleições em Angola

Angola. UNITA quer "despartidarizar instituições"

Liberty Chiyaka, líder parlamentar da UNITA, salienta que neste momento "o maior desafio da Angola moderna é a despartidarização das instituições do Estado" e que a UNITA assume esse mesmo desafio.
Eleições em Angola

UNITA esperou para convocar manifestação em Angola

Adalberto Costa Júnior garante que a UNITA vai conseguir fazer manifestações nas ruas num "ambiente de respeito às leis". O líder do partido admite que "parte substantiva de angolanos não queria que
Resposta Pronta

"Uma manifestação podia dar banho de sangue"

Adalberto Costa Júnior justifica, à Rádio Observador, o porquê de os deputados da UNITA tomarem posse, apesar de não concordarem com os resultados. Ainda uma conversa com um dirigente do MPLA.
A História do Dia

Mudou alguma coisa em Angola com as eleições?

João Lourenço cumpre o segundo mandato como presidente e a UNITA assume os seus lugares no parlamento. As acusações e polémicas em torno das eleições já são passado ou são o início de uma mudança? 
Angola

Lourenço promete subir salário da tropa em breve

Não esqueceu os jovens, o setor social, a corrupção, a Ucrãnia, o salário dos militares — medida a tomar nos primeiros dias do mandato. Mas sobre eleições autárquicas, João Lourenço nada disse.
Eleições em Angola

Angola: ministro diz que forças vão seguir na rua

O ministro angolano do Interior garantiu que os vários efetivos das forças da ordem e segurança angolanos não vão ser retirados das ruas num curto espaço de tempo.
Resposta Pronta

Angola. "Não ouvi falar do combate à corrupção"

José Eduardo Agualusa diz que o combate à corrupção já foi uma das bandeiras de João Lourenço, um tema que agora desapareceu. O escritor refere ainda a falta do apoio dos militares à presidência.
Noticiário

12h. Luanda. João Lourenço toma posse 

O líder do MPLA já está na tribuna de honra, depois de ser saudado pelas pessoas presentes na cerimónia. No juramento de Presidente da República, João Lourenço ouviu aplausos e assobios.
Eleições em Angola

João Lourenço toma posse apesar da contestação

Presidente-eleito decretou tolerância de ponto para esta quarta-feira. Cerimónia de tomada de posse deverá contar com a presença dos restantes partidos da oposição, à exceção da UNITA.
Eleições em Angola

Angola. Polícia impede protesto e prende pessoas

Várias pessoas foram detidas na sequência de uma manifestação "pacífica" contra a "fraude eleitoral" que deveria ter início na periferia de Luanda. Aivistas têm também sido detidos nas suas casas.
Eleições em Angola

Marcelo: debate não deve afetar instituições

O Presidente da República considerou que o debate sobre a legitimidade do presidente angolano eleito "não deve afetar o funcionamento das instituições". "Isso dá uma grande força ao sistema político".
Eleições em Angola

Deputados da UNITA vão tomar posse

O presidente da UNITA disse que os deputados da oposição vão tomar posse na sexta-feira "para poderem defender os princípios". "O partido único no poder é um inimigo de Angola", defende.
Eleições em Angola

UNITA: João Lourenço exerce "poder auto-atribuído"

A 24 horas da tomada de posse de João Lourenço, o principal partido da oposição diz "manter determinação da legitimação dos resultados" das eleições gerais de agosto.
Eleições em Angola

PR espera continuidade de boas relações com Angola

À chegada a Luanda, Marcelo disse esperar que os próximos cinco anos tragam a consolidação de relações entre os dois países, e lembrou que o funcionamento das instituições não se esgota no voto.
Eleições em Angola

Angola. Partidos demarcaram-se de manifestações

Forças políticas concorrentes nas eleições "demarcaram-se" de manifestações e vandalismos e agradeceram à atuação republicana por ter assegurado a segurança e proteção das etapas eleitorais.
Eleições em Angola

UNITA apresenta recurso contra decisão do TC

A UNITA interpôs esta terça-feira junto do Tribunal Constitucional um recurso extraordinário de inconstitucionalidade. Tomada de posse de João Lourenço está marcada para quinta-feira.
Eleições em Angola

Angola. Tolerância de ponto para tomada de posse

Presidente diz que o povo angolano demonstrou coletivamente "vontade de comemorar" a cerimónia da próxima quinta-feira. Tolerância exclui pessoas que trabalhem em regime de turnos.
Eleições em Angola

UNITA. "Impacto financeiro" caso não tome posse

Um especialista em ciências políticas angolano apontou condicionalismos financeiros e a não indicação de membros em instituições públicas como impactos.
Eleições em Angola

Angola. Marcelo presente na tomada de posse

O Presidente da República vai estar presente na tomada de posse do seu homólogo angolano, depois de receber o "convite das autoridades". Cerimónia acontece esta quinta-feira.
Eleições em Angola

MPLA pede responsabilização criminal da UNITA

O partido vencedor das eleições em Angola acusa a oposição de apresentar ao Tribunal Constitucional "documentos falsificados" nas suas alegações de contencioso eleitoral.
Eleições em Angola

Angola. ONG critica tropas e meios em centros

Observatório para Coesão Social e Justiça aponta que o "povo merece que lhe seja comunicado o resultado que advém de uma contagem justa, transparente e não influenciado por interesses alheios".
Noticiário

4h. Angola. Contestação de resultados rejeitada

Coligação CASA-CE alegava discrepâncias nos resultados, Tribunal Constitucional responde com falta de provas. Porto estreia-se com pé esquerdo na Champions, Sporting com pé direito.
Eleições em Angola

Sociólogo reprova "criminalização de protestos"

Dois jovens foram detidos por crimes de incitação à violência e mensagem ofensiva pelo que o sociólogo Paulo Inglês defende que tem de se saber diferenciar "crime de protestos" num período de tensão.
Eleições em Angola

Eleições em Angola. TC nega recurso à CASA-CE

Tribunal Constitucional angolano entendeu que a coligação deveria ter apresentado queixa na Comissão Nacional de Eleições antes de avançar para a justiça.
Eleições em Angola

Angola. Cada partido deve 1,3 milhões a delegados

Cada partido recebeu cerca de 2,6 milhões de euros aquando das eleições, mas a verba não é suficiente. Partidos fizeram um pedido conjunto ao Presidente angolano.
Eleições em Angola

Angola. Recurso da UNITA é "mecanismo de pressão"

Partido pediu uma inspeção judicial às atas eleitorais em posse da CNE. O especialista Luís Jimbo afirma que "não há um tribunal internacional que aprecie processos eleitorais de outros países".
Eleições em Angola

História breve de uma fraude eleitoral em curso

O fantasma da guerra civil só existe na retórica dos defensores estrangeiros do regime. Só haverá violência em Angola se o poder político estabelecido – o único que tem armas – assim o desejar.
Eleições em Angola

Constitucional indefere providência da UNITA

O Tribunal Constitucional angolano indeferiu a reclamação da UNITA que contestava os resultados, uma vez que não estavam preenchidos os "pressupostos cumulativos da providência cautelar".
Eleições em Angola

Rússia e Nicarágua felicitam João Lourenço

Putin desejou que a liderança de João Lourenço continue a contribuir para o desenvolvimento da cooperação construtiva bilateral, já o governo da Nicarágua considerou que "as vitórias são certas".
Eleições em Angola

UNITA reclama vitória nas eleições com 49,5% 

Adalberto Costa Júnior denuncia "discrepâncias" nos resultados das eleições e diz que, segundo contagem paralela, a UNITA venceu as eleições com 49,5% dos votos, enquanto o MPLA se ficou pelos 48,2%.
Noticiário

17h. Angola. CNE pede indeferimento de recursos

Apelo surge depois de o Constitucional de Angola ter aceitado a providência cautelar interposta pela UNITA. Em Portugal, de olhos postos nas medidas anti-inflação que vão ser anunciadas pelo Governo.
Eleições em Angola

CNE pede ao TC para indeferir queixas da UNITA

CNE angolana pediu ao Constitucional para indeferir os recursos contenciosos da UNITA, Bloco Democrático e da coligação CASA-CE, "por falta de provas e sustentação legal", validando resultados finais.
Eleições em Angola

UNITA começa a publicar atas eleitorais

O líder da UNITA começou a publicar online cópias das atas assinadas das assembleias de voto. Partido terá ganho os municípios de Cacuaco e Belas com 75% e 61%, respetivamente.
Eleições em Angola

Putin envia carta a felicitar João Lourenço

Putin enviou carta a João Lourenço a felicitá-lo pela vitória nas eleições, esperando que novo mandato contribua para aumento de cooperação. Presidente da Nicarágua também saúda vitória do MPLA.
Eleições em Angola

Decisão do TC. Ativistas anunciam protestos

Ativistas apontam várias irregularidades na preparação das eleições angolanas e na votação e exortam os deputados a não tomar posse, para não serem declarados "traidores da vontade coletiva".
Noticiário

14h. IL: "Apoio do Governo não deve ser um cheque"

João Cotrim de Figueiredo, critica também o Governo por ainda não ter apoios para as empresas. Ainda neste jornal, ouvimos as algumas reações à escolha da nova primeira ministra do Reino Unido.
Eleições em Angola

UNITA diz que TC aceitou providência cautelar

A UNITA contesta os resultados e diz ter apurado um número de mandatos distinto do que foi divulgado pela Comissão Nacional de Eleições de Angola. O partido exige a comparação das atas.
Noticiário

6h. Anti-inflação. Travão nas rendas e cheques

Governo apresenta medidas de apoio às famílias. Marques Mendes dá como garantido travão nas rendas e aumento nas pensões. Marcelo pede "urgência" e flexibilidade a PS e PSD.
Noticiário

1h. "Sacerdote não pode continuar se é abusador"

Papa Francisco quer ver a Igreja Católica a lidar com padres abusadores com "tolerância 0". Tribunal Constitucional aceita providência cautelar da UNITA. Paulo Portas: "Governo falha no timing".
Noticiário

00h. TC de Angola aceita providência da UNITA

Por causa disso, a atribuição de mandatos vai ficar suspensa até que os juízes se pronunciem novamente. Uma decisão que, diz a TSF, deve sair em despacho nas próximas semanas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos