460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eleições em Angola

UNITA

Uma nova UNITA?

Conhecendo bem a situação, já calejada após vários processos eleitorais denunciados, a oposição angolana decidiu contrariar as expectativas do regime e lançou publicamente a Frente Patriótica Unida.
Eleições em Angola

UNITA pede remoção de propaganda do MPLA

A UNITA acusa o MPLA de "proliferação sorrateira de abundante propaganda político-eleitoral", e pede a sua "imediata remoção" ao governo da província de Luanda.
Angola

Presidente angolano põe em causa autárquicas

João Lourenço diz que 2021 pode não ser o ano das autárquicas, por considerar que o país ainda não reúne condições para realizar as eleições.
Angola

Chivukuvuku cético sobre autárquicas angolanas

O líder do projeto político angolano PRA-JA Servir Angola diz que o governo angolano não deve ter as eleições prontas a tempo porque sabe que a vontade dos cidadãos lhe é desfavorável.
Eleições em Angola

Angola. Polícia investiga agressão a manifestantes

Vários polícias terão agredido vários manifestantes que impediam a circulação junto a um hospital em Luanda. Das 28 pessoas que protestavam, duas foram hospitalizados, incluindo uma grávida.
Eleições em Angola

Coligação angolana diz que povo foi enganado

A coligação CASA-CE, a segunda força da oposição angolana, classificou as nomeações do Presidente João Lourenço para o novo Governo como "prova inequívoca" de que o povo foi "mais uma vez enganado".
Angola

Presidente angolano muda cinco governadores

O Presidente angolano, João Lourenço, nomeou governadores para as 18 províncias do país, mas com apenas cinco mudanças, nomeadamente em Luanda, a capital.
Eleições em Angola

Governo angolano com 30 ministros e 9 mantém-se

O novo Governo angolano vai continuar a contar com três dezenas de ministros, dos quais nove mantêm as mesmas pastas do executivo liderado até terça-feira por José Eduardo dos Santos.
Angola

UNITA denuncia "execução" de filho de deputado

A direção da UNITA denunciou que se repetem "atos de violência pós-eleitoral" contra elementos do maior partido da oposição angolana, tal como a "execução sumária" do filho de um deputado eleito.
Eleições em Angola

Santos Silva fala em "extraordinária ovação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se surpreendido, em Bruxelas, por uma "extraordinária ovação" ao Presidente da República em Luanda ter sido interpretada por alguns como uma vaia.
Eleições em Angola

Angola. Ex-chefe da Casa Civil nomeado ministro

O antigo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência de José Eduardo dos Santos, Edeltrudes Costa, é o primeiro ministro a ser nomeado pelo novo chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Eleições em Angola

Isabel dos Santos fala em momento "muito especial"

A empresária Isabel dos Santos, filha do agora ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, considerou a tomada de posse do novo chefe de Estado, João Lourenço, como "um momento muito especial".
Eleições em Angola

Presidente da Guiné fala do "exemplo" que Angola é

O presidente da Guiné Equatorial felicitou o novo chefe de Estado angolano, João Lourenço, bem como o modo de transição que se regista em Angola, um "exemplo para os países africanos".
Eleições em Angola

Marcelo perspetiva relações muito boas com Angola

Marcelo Rebelo de Sousa perspetivou relações entre Angola e Portugal "muito boas", demonstradas na ovação dada a Portugal na cerimónia de investidura do novo chefe de Estado angolano.
Eleições em Angola

Angola. UE nota compromisso com democracia

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o recente processo eleitoral em Angola é um "sinal claro" do compromisso do país com a democracia.
Eleições em Angola

Angola. João Lourenço toma posse como presidente

O ato de investidura do presidente eleito nas eleições gerais angolanas de 23 de agosto, João Lourenço, realiza-se na terça-feira, com mais de mil convidados nacionais e estrangeiros.
Angola

UNITA diz que Portugal "verga" perante Angola

Raúl Danda considera que Portugal se tem "vergado" nas relações com Angola, colocando-se numa "situação de verdadeira dependência" e defende que falta um olhar "de igual para igual".
Eleições em Angola

A observação eleitoral em Angola 2017

Não houve real observação eleitoral nas eleições angolanas. Observação eleitoral não é turismo político. Pelo que se passa em Angola, uma missão europeia e outras semelhantes fizeram muita falta.
Eleições em Angola

Constitucional validou eleições gerais angolanas

O Tribunal Constitucional validou as eleições gerais de Angola, que diz terem decorrido de forma organizada, participativa e ordeira e foram "livres, transparentes, universais e justas".
Eleições em Angola

Angola. Comissão repudia suspeições nas eleições

A Comissão Nacional Eleitoral de Angola recusa qualquer suspeita de inconstitucionalidade e ilegalidade no processo eleitoral do país. A reação surge na sequência das acusações da oposição.
Angola

Moody's. Eleições em Angola mostram estabilidade

A agência de notação financeira Moody's considerou que o resultado das eleições em Angola demonstra estabilidade política, mas continua a haver "significativos desafios orçamentais e sociais".
Eleições em Angola

Pedidos de invalidação foram recusados

A Comissão Nacional Eleitoral angolana julgou improcedentes os pedidos de invalidação dos resultados provisórios das eleições gerais de 23 de agosto.
Eleições em Angola

João Lourenço quer ser o Deng Xiaoping de Angola

"Reformador? Vamos trabalhar para isso. Mas claro, Gorbachev não. Deng Xiaoping sim”, afirmou o sucessor de José Eduardo dos Santos em declarações à agência espanhola EFE.
Eleições em Angola

PRS denuncia resultados "ilegais e anormais"

O cabeça-de-lista do Partido de Renovação Social admitiu impugnar as eleições gerais angolanas realizadas na quarta-feira, cujos resultados provisórios dão vantagem ao MPLA.
Eleições em Angola

João Lourenço. Resultados do MPLA "foram bons"

Candidato do MPLA à presidência angolana diz que resultados do partido nas eleições foram bons, apesar da queda da votação. João Lourenço realça apoio popular ao partido em entrevista dada em Espanha.
Eleições em Angola

Angola com João Lourenço: de MPLA a MPDA?

A reforma da economia no sentido da diversificação produtiva, afastando-a da dependência quase exclusiva do petróleo é hoje consensual para as forças políticas em Angola bem como para os analistas.
Eleições em Angola

Coligação CASA-CE vai impugnar resultados da CNE

Coligação Eleitoral (CASA-CE) vai impugnar judicialmente os resultados eleitorais dados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que dão vitória ao MPLA, com 61% dos votos, invocando a sua nulidade.
Eleições em Angola

CNE angolana avisa que é única fonte oficial

Comissão Nacional Eleitoral angolana diz que é a única fonte oficial do processo de escrutínio das eleições. Três partidos da oposição já contestaram os resultados provisórios que dão vitória ao MPLA.
Eleições em Angola

Unita não reconhece os resultados já divulgados

Cabeça-de-lista da UNITA, Isaías Samakuva, não reconhece validade aos resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). O partido vai divulgar a sua contagem.
Eleições em Angola

MPLA pede a angolanos que evitem distúrbios 

O MPLA apelou aos angolanos a desencorajarem e condenarem "as tentativas de provocar distúrbios e instabilidade", por aqueles que têm "um historial de destruição e desordem no país".
Eleições em Angola

UNITA quer saber origem dos resultados provisórios

Vice-presidente da UNITA, Raul Danda, garantiu que "desde que os resultados sejam transparentes" o partido vai respeitar os resultados.
Eleições em Angola

UE pede transparência na conclusão das eleições

Chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, saudou o "clima pacífico" em que decorreram as eleições em Angola. "É importante que o processo eleitoral seja concluído com transparência."
Eleições em Angola

Angola. Conseguirá JLo sair da sombra de Zédu?

João Lourenço prepara-se para suceder a José Eduardo dos Santos na presidência de Angola, depois de um mandato de 38 anos. Conheça o caminho deste homem "misterioso" — e as dúvidas que o rodeiam.
Eleições em Angola

MPLA ganha em nova contagem provisória dos votos

A segunda contagem dá 61,1% dos votos ao MPLA. Já terão sido contados 97,8% dos votos. Comissários da CNE eleitos pelos partidos da oposição dizem que não participaram na contagem.
Eleições em Angola

Angola. Resultado anunciado não foi escrutinado

Técnicos que representam a oposição na Comissão Nacional Eleitoral vieram esta quinta-feira distanciar-se dos resultados provisórios apresentados pela própria CNE, por não saberem quem os produziu.
Eleições em Angola

Duas certezas e três dúvidas em Angola

Depois de uma espera de quase 24 horas após o fecho das urnas, e com alguns atrasos, a CNE anunciou os resultados provisórios, que dão uma vitória ao MPLA. Ainda assim, sobram três dúvidas.
Eleições em Angola

Contagem provisória dá maioria absoluta ao MPLA

O anúncio foi feito pela Comissão Nacional Eleitoral, que dá 64,57% numa altura em que foram escrutinadas 65,53% das assembleias de voto. UNITA diz que resultados são "falsos".
Eleições em Angola

Contagens paralelas: MPLA pode perder maioria

A UNITA está a fazer uma contagem paralela que coloca MPLA aquém da maioria no parlamento. Grupo de Luaty Beirão aponta no mesmo sentido. MPLA diz que tem "maioria qualificada assegurada".
Eleições em Angola

UNITA denuncia detenções no dia das eleições

A UNITA, maior partido da oposição angolana, denunciou a detenção de várias pessoas pela polícia, no dia do processo de votação para as eleições gerais angolanas.
Eleições em Angola

MPLA anuncia que venceu com "maioria qualificada"

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) anunciou esta quinta-feira que, com cinco milhões de votos escrutinados em todo o país, tem a "maioria qualificada assegurada".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.