O Tour, em França, teve 17 ciclistas que tiveram de abandonar a prova por terem testado positivo à Covid-19. O Giro, em Itália, teve apenas dois ciclistas que tiveram de abandonar a prova por terem testado positivo à Covid-19, sendo que um deles foi João Almeida. A Vuelta, em Espanha, já leva 23 ciclistas que tiveram de abandonar a prova por terem testado positivo à Covid-19. E ainda não acabou.

Carapaz vence 12.ª etapa, Evenepoel mantém a camisola vermelha e João Almeida cai para 8.º numa Vuelta muito marcada pela Covid-19

Esta sexta-feira, foi a vez de a Emirates apanhar um susto. Juan Ayuso, colega de João Almeida que tem vindo a realizar uma Vuelta surpreendente, testou positivo à Covid-19 — mas vai continuar em prova. “Segundo os nossos protocolos internos, o Juan Ayuso realizou o teste à Covid-19 e teve um resultado positivo esta manhã. Está assintomático e, depois de realizado um PCR, percebemos que tinha um risco muito baixo de contagiar outras pessoas, assim como aconteceu como os casos que vimos no Tour este ano”, explicou Adrián Rotunno, o diretor médico da equipa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, esta sexta-feira e depois de Richard Carapaz ter sido o vencedor da etapa anterior, onde João Almeida caiu para o 8.º lugar da classificação geral, o pelotão da Vuelta realizava um percurso de 168,4 quilómetros entre Ronda e Montilla que não tinha qualquer contagem de montanha. Joan Bou, Ander Okamika e Van Den Berg encabeçaram a fuga principal mas, a cerca de 10 quilómetros do fim, foram engolidos pelo pelotão.

Um grupo significativo de ciclistas chegou aos derradeiros metros com possibilidades de carimbar a vitória mas Mads Pedersen, da Trek-Segafredo, acabou por resgatar o primeiro lugar. Seguiram-se Bryan Coquard e Pascal Ackermann, com Fred Wright e Danny van Poppel a encerrarem o top 5 da 13.ª etapa da prova espanhola.

Primož Roglič ganhou algum tempo a Remco Evenepoel, ao terminar no 9.º lugar contra o 25.º do belga, mas o ciclista mantém-se indiscutivelmente na liderança da classificação geral a 2 minutos e 41 segundos do esloveno. Já João Almeida foi 39.º, mantendo na oitava posição da Vuelta.