Primeiro seguia para norte, rumo ao Reino Unido, passando ao largo dos Açores. Ontem ‘guinou’ para nordeste, e passou a dirigir-se para o golfo da Biscaia, visando já a Galiza e o topo da Península Ibérica e afetando o arquipélago sexta e sábado. Agora tornou a sua pirueta completa para sudeste o que coloca Portugal verdadeiramente no ‘olho do furacão’.

Sim, falamos do Danielle, o primeiro e estranho furacão do Atlântico norte, cuja trajetória tem sido sempre muita incerta e baralhado os meteorologistas, mas que esta quarta-feira apontou diretamente ao nosso país e assim continua. A manterem-se as previsões atuais, atingir-nos-á em cheio, no domingo ou segunda-feira. No entanto tornou-se uma tempestade extra-tropical esta quinta-feira — perdendo a categoria de furacão de categoria 1 — e provavelmente será uma mera forte tempestade de Outono quando cá chegar. Ainda assim, os seus efeitos meteorológicos incluem chuvas e ventos fortes. Além de ondulação acima do normal.

Depois de passar de furacão com ventos na ordem dos 130 km/h, situação de quarta-feira, a ciclone extra-tropical, em que os ventos devem reduzir para 60/70km/h ao entrar agora em águas mais frias, a tempestade deverá fundir-se nas próximas horas com um sistema de baixas pressões ao aproximar-se da Península Ibérica. Esse sistema de baixas pressões tornar-se-á então numa forte tempestade (com os ‘restos’ do Danielle integrados) e não num ciclone extra-tropical, e fará com que chova em quase todo o país. A chuva e o vento, na ordem dos 40/50 km/h, será ainda assim mais forte e persistente a norte e centro, até porque a tendência é que o rumo da tempestade vire novamente para cima (noroeste). A chuva deve começar já no domingo e durar até terça ou quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA emitiu um comunicado a indicar isso mesmo, que o furacão Danielle deverá passar a ser classificada como tempestade extra-tropical a partir desta quinta-feira, e que a sua “trajetória prevista pelos modelos numéricos”, ainda que “com grande incerteza”, sugere que a aproximação da “Península Ibérica no início da próxima semana”. Em termos mais técnicos, o IPMA explica que a “ondulação frontal associada a essa depressão, alimentada por uma massa de ar quente e muito húmido, deverá trazer precipitação moderada e persistente em todo o território do continente e vento moderado a forte (até 50km/h) na faixa costeira e nas terras altas a partir de domingo, 11 de setembro”. Para quem ande do mar, fica outro aviso: “O furacão Danielle encontra-se a afetar a parte noroeste da zona marítima de responsabilidade nacional e está a produzir uma grande área de mar tempestuoso”.

Quanto ao estado do mar na costa portuguesa, a agitação marítima vai fazer-se sentir já a partir desta sexta à tarde, com ondas entre 1,5 e 2 metros, que a partir de segunda podem passar a ter entre 3,5 e 4 metros.

Isto se entretanto o Danielle não decidir ir dar mais uma voltinha rumo a qualquer outro lado. E se o outro furacão que já se formou no Atlântico, o Earl, que deve chegar a categoria 3, não vier a mudar isto tudo (e a seguir também os passos do Danielle).

artigo atualizado esta quinta-feira com as novas atualizações sobre o Danielle que é já uma tempestade extra-tropical, mantendo-se no entanto os seus efeitos sobre a meteorologia no nosso país