Habitualmente, associamos os F1 aos circuitos onde se discutem os Grandes Prémios (GP) da categoria rainha do desporto automóvel. Mas a Alfa Romeo, que marca presença nesta disciplina, arranjou forma de levar o monolugar da Alfa Romeo F1 Team ORLEN a passar da pista para a estrada, passeando-se por locais de Milão que ilustram muitos dos postais turísticos dessa cidade italiana, como a Piazza Duomo, a Piazza San Babila, a Porta Nuova, a estação ferroviária, entre outros pontos.

Ao volante seguia o finlandês Valtteri Bottas, piloto que defende as cores da Alfa na F1 e que começa precisamente por recordar o passado desportivo do construtor, com um Alfetta 158 – o carro com que Nino Farina se sagrou, a 3 de Setembro de 1950, o primeiro Campeão do Mundo de Pilotos na história da F1, triunfo esse que teve um “sabor” especial, pois foi alcançado em casa. Aconteceu no GP de Itália, em Monza, circuito que celebra este ano o seu centésimo aniversário, algo que a Alfa Romeo não quer deixar passar em branco, pela ligação desportiva entre a marca e a histórica pista italiana.

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O primeiro de “muitos tributos” preparados pela Alfa para festejar os 100 anos do Circuito de Monza é o vídeo que pode ver acima, publicado pelo CEO da marca italiana. A versão completa vai ser difundida nas redes sociais da marca neste fim-de-semana, em que se disputa em Monza o GP de Itália. No filme, cujas imagens foram captadas no final de Junho, vê-se que o roteiro preparado para Bottas incluiu dois pontos de especial interesse para a Alfa Romeo: Portobello, porque foi aí que foi instalada a primeira fábrica da Anonima Lombarda Fabbrica Automobili; e um stand da Alfa Romeo…  É que os pilotos de F1, no dia-a-dia, só podem conduzir carros normais e a novidade mais recente da marca é o Tonale, o SUV com que o construtor italiano inicia um novo ciclo, rumo à plena electrificação, agora com Jean-Philippe Imparato aos comandos.