A atriz Angelina Jolie exigiu ao ex-marido, Brad Pitt, uma indeminização de 250 milhões de dólares (cerca de 246,8 milhões de euros ao câmbio desta sexta-feira). Em causa estarão danos causados aos negócios vinícolas que o casal detinha em França, segundo avança a CNN.

A batalha legal começou em fevereiro, quando Pitt processou Jolie e a sua antiga empresa, a Nouvel LLC, pelo que este alega ter sido a venda ilegal da participação da atriz no Chateau Miraval, uma propriedade de produção vinícola no sul de França que o casal adquiriu em 2008 por 45 milhões de dólares, e onde se casaram seis anos mais tarde.

Brad Pitt processa Angelina Jolie por negócio que detinham em conjunto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na ação, interposta através da sua antiga empresa, a atriz acusa o ex-marido de estar a “travar uma guerra vingativa” e de ter “sequestrado” o controlo do negócio após a separação. De acordo com a Nouvel, Pitt e os seus aliados terão agido no sentido de “danificar os investimentos [de Jolie] e de impedi-la de exercer o seu papel na gestão do Chateau Miraval”. Já o ator alega que foi ele que tornou o negócio num sucesso internacional, e que Jolie “nunca fez nada” pelo seu crescimento.

Angelina Jolie afastou-se do negócio em outubro de 2021, vendendo a Nouvel LLC e a sua participação no chateau à empresa Tenute del Mondo, uma subsidiária do Grupo Stoli, controlado pelo oligarca russo Yuri Shefler.

Brad Pitt alega que a venda não foi consentida, e que o ex-casal tinha acordado em não vender a sua respetiva parte do negócio sem o consentimento do outro. Jolie terá estado perto de vender a Nouvel diretamente a Pitt, mas as negociações cairam por terra devido a uma cláusula no contrato que a impediria de discutir publicamente as circunstâncias do fim do casamento de ambos.

Esta é apenas mais uma das muitas batalhas legais e conflitos que têm marcado a separação do casal de atores. Os dois separaram-se em 2016, tendo rapidamente surgido rumores, nunca confirmados, de que Brad Pitt teria traído Jolie com a também atriz Marion Cotillard, com quem contracenou nesse ano no filme Aliados.

Divórcio do ano: Brad Pitt é mau pai ou terá traído a mulher?

O divórcio acabou mesmo por ser oficializado em 2019. Pelo meio, travaram uma longa batalha legal pela guarda dos filhos. Em 2021, Jolie acusou Pitt de violência doméstica, e uma discussão do casal no seu avião particular, em 2016, chegou mesmo a ser investigada pelo FBI.

O casal esteve junto entre 2005 e 2016 e durante esse período foi um dos mais mediáticos de Hollywood.

Brad Pitt “destroçado” com acusação de violência doméstica