Os preços das casas em Portugal subiram a um ritmo recorde de 13,2% no segundo trimestre, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Esta foi a evolução dos preços das casas que apanhou o arrastar do conflito na Ucrânia e, também, o início da escalada recente das taxas de juro.

A variação de 13,2% representa mais uma aceleração, em termos homólogos, em relação ao trimestre anterior (quando os preços tinham aumentado a um ritmo recorde de 12,9%).

Fonte: INE

“O aumento dos preços foi mais expressivo nas habitações existentes (14,7%) que nas habitações novas (8,4%)”, afirma o INE, que acrescenta que “em relação ao trimestre anterior, o índice de preços na habitação aumentou 3,1%”, ainda assim uma desaceleração na comparação trimestral já que no primeiro trimestre tinham aumentado mais – 3,8% – em relação ao quarto trimestre de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre abril e junho de 2022, foram transacionadas 43 607 habitações pelo valor total de 8,3 mil milhões de euros, o que representa um aumento, face ao mesmo período do ano anterior, de 4,5% e 19,5%, respetivamente”, diz o INE.

Os dados dos INE revelam, ainda, que neste segundo trimestre de 2022, 38.181 habitações (87,6% do total) foram adquiridas por famílias, totalizando 7,2 mil milhões de euros (86,7% do total).

Os estrangeiros (compradores com um domicílio fiscal fora do Território Nacional) estiveram em 6,4% do número total de transações (2.783 habitações), correspondendo a 11,9% do valor total transacionado, acrescenta o INE.

Juros do crédito disparam. O que é que as famílias (e o Governo) podem fazer?