A Codacy, startup portuguesa que apoia equipas de desenvolvimento de software a produzir código, fechou uma ronda de investimento Série B no valor de 15 milhões de dólares. O novo financiamento, esta quinta-feira anunciado em comunicado, servirá para “investir no produto”, para “continuar a desenvolver a DevOps Intelligence Platform, uma plataforma completa para equipas de programadores compreenderem performance, qualidade e segurança do processo de desenvolvimento de software” e ainda para “crescer a equipa”.

A empresa, que em 2014 venceu a final do concurso de startups da Web Summit (quando a feira tecnológica ainda se realizava em Dublin), conta “contratar mais talento sénior para as suas equipas de engenharia e suporte, bem como de vendas e marketing na Europa”, tendo como plano “dobrar a equipa para mais de 100 colaboradores” até ao final do ano.

O que aconteceu à Codacy depois da Web Summit? Cresceu “ridiculamente”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionada pelo Observador sobre se um número específico dessas contratações estará designado a Portugal, a empresa garante que pretende “encontrar o melhor talento, independentemente da geografia” e que, por isso, não existem vagas associadas ao país. “Contudo, temos cerca de 85% dos colaboradores em Portugal, que continua a ser o nosso hub primário”, acrescenta a startup.

Para além disso, a tecnológica considera que o financiamento irá “impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos e acelerar o crescimento global, em especial no mercado norte-americano”. Desta forma, o investimento é descrito pela empresa como “um importante marco” para se tornar líder no segmento de DevOps Intelligence, cujo mercado global tem vindo a crescer e deverá, em 2030, “atingir os 52 mil milhões de dólares”.

A ronda de financiamento foi liderada pela Bright Pixel Capital, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, e contou também com a participação dos investidores existentes: Armilar Venture Partners, Faber Ventures, Join Capital, Caixa Capital, EQT Ventures e Iberis Capital.

O novo investimento e a base crescente de clientes em todo o mundo validam a nossa missão de ajudar programadores e equipas de desenvolvimento a atingirem o seu potencial máximo. Impulsionados pelo nosso foco contínuo na construção de uma solução líder de categoria no espaço de software, continuaremos a investir na plataforma, ajudando as empresas a gerir a qualidade do software com eficiência e a fornecer insights acionáveis sobre os processos de desenvolvimento”, afirma Jaime Jorge, cofundador e CEO da Codacy, citado no comunicado.

Por sua vez, Eduardo Piedade garante que “medir e melhorar a qualidade do código, a segurança e a produtividade são tarefas cada vez mais cruciais para as empresas que desejam manter-se competitivas” e que “a plataforma de DevOps Intelligence da Codacy apresenta-se como a solução certa para essas necessidades”. “Estamos orgulhosos por liderar esta ronda e esperamos apoiar esta equipa incrível na sua missão de ajudar os developers a produzir melhor código, mais rapidamente”, explica o CEO da Bright Pixel Capital.

Em comunicado, a Codacy detalha que o seu produto Quality “reduz até 60% o tempo investido em monitorização de qualidade” e que no último ano conseguiu corrigir “mais de 20 milhões de vulnerabilidades (o equivalente a 60 mil vulnerabilidades por dia)”. Por outro lado, o Pulse, produto que foi lançado no início deste ano, permite “compreender a performance das equipas de engenharia de software através do rastreamento e medição de métricas demonstradas estar correlacionadas tanto com maior impacto nos negócios como com uma cultura forte e coesa”.

A Codacy, que foi fundada em 2012 por Jaime Jorge e João Caxaria, revela que a sua plataforma “já é usada por mais de 300 mil programadores e conta com mais de 870 clientes em todo o mundo, incluindo a Panasonic, Delivery Hero, Harvey Nichols e Delhivery”. Presente em mais de 2.998 cidades e com um escritório físico em Lisboa e virtual nos EUA e Reino Unido, a tecnológica diz que tem “vindo a tornar-se a escolha número um para empresas produtoras de software, que desejam estandardizá-lo e orientar as equipas de engenharia para um máximo desempenho”.

Até ao momento, a startup portuguesa levantou 28 milhões de dólares. Questionada pelo Observador acerca do valor em que a empresa está avaliada, a Codacy afirma que essa informação “não é pública”.