Oito pontos, dois jogos por disputar, uma final four ali mesmo à mão de semear. Espanha entrava na dupla jornada decisiva da Liga das Nações a depender apenas de si própria para voltar a lutar pela primeira vitória na competição após ter perdido a última final para França e só precisava de pontuar contra a Suíça e contra Portugal para estar na última fase.

Este sábado, no mesmo dia em que Portugal defrontava a República Checa em Praga, Espanha recebia a Suíça em Zaragoza. E Luis Enrique, na antevisão, garantia que o plano seria não fugir muito daquilo que tem sido a atuação da seleção espanhola. “Vou dizer aos jogadores que vamos tentar não fazer algo muito diferente. No ataque devem estar Ferran Torres, Sarabia e Álvaro Morata. É um questão de importância, para nós, e o próximo jogo é sempre o mais importante. Além disso, sabemos que a Suíça precisa de pontuar para não descer de divisão. Se perdermos, sabemos que ganhando a Portugal estamos na final four. Mas isso é especular”, atirou o treinador.

E Luis Enrique especulou mesmo. Isto porque, ao contrário do que tinha antecipado, era Asensio o titular no ataque ao lado de Sarabia e Torres e em detrimento de Morata. Busquets, Gavi e ocupavam o setor intermédio e Azpilicueta e Jordi Alba eram os responsáveis pelas laterais, sendo que Koke, Marcos Llorente e Rodri começavam todos no banco. Do outro lado, o ex-Benfica Seferovic era suplente, assim como Zakaria, do Chelsea, e Mbabu, do Fulham, sendo que Akanji, Xhaka e Freuler, todos a atuar na Premier League, eram titulares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao intervalo, a Suíça ia provocando a surpresa. Akanji, central que este verão trocou o Borussia Dortmund pelo Manchester City, apareceu a cabecear na sequência de um canto marcado na esquerda (21′) e colocou a seleção suíça a vencer Espanha no final da primeira parte. Ou seja, à hora do intervalo tanto em Praga como em Zaragoza, Portugal estava à condição no primeiro lugar do Grupo 3 da Liga A e os espanhóis estavam agora no segundo lugar.

O selecionador suíço foi o único a mexer ao intervalo, trocando Ricardo Rodríguez por Renato Steffen, e Espanha só precisou de dez minutos para empatar a partida: Asensio acelerou pelo corredor central, deixou vários adversários para trás e abriu na esquerda da grande área, com Jordi Alba a atirar cruzado para marcar e relançar as contas do grupo (55′). Logo depois, porém, as esperanças espanholas voltaram a ruir. Eric García fez autogolo, traindo Unai Simón (58′), e devolveu à Suíça uma vantagem que não mais seria desperdiçada.

No fim, os suíços surpreenderam Espanha em Zaragoza e deixaram Portugal na liderança isolada do Grupo 3 da Liga A — ou seja, a Seleção Nacional só precisa de empatar com os espanhóis em Braga, na próxima terça-feira, para carimbar o passaporte para a final four da Liga das Nações.