O GSe está oficialmente de volta à gama da Opel. As três letrinhas mantêm-se, mas o que passam a abreviar tem outro significado. Agora como parte do grupo Stellantis, a marca alemã troca o original “Grand Sport Einspritzung” (ou “Grand Sport Injection”, em inglês) por “Grand Sport electric” e a sigla ascende ao estatuto de submarca, nela se concentrando daqui em diante os modelos electrificados mais potentes e desportivos da Opel. E quem inaugura um novo capítulo na história GSe é o Astra, com hatchback e carrinha a serem os primeiros produtos da nova submarca.

Quer o cinco portas quer a Sports Tourer vão passar a disponibilizar uma versão híbrida plug-in (PHEV) que recorre ao mesmo conjunto motopropulsor do 308 Hybrid 225, pelo que os preços (ainda não anunciados) não deverão destoar muito dos praticados pela Peugeot. O 1.6 Turbo a gasolina de 180 cv combina-se com um motor eléctrico de 110 cv, para debitar um total de 225 cv. A unidade eléctrica está integrada na caixa de velocidades, no lugar habitualmente ocupado pelo conversor de binário, sendo alimentada por um acumulador com 12,4 kWh de capacidade, o que permite ao 308 Hybrid da Peugeot anunciar uma autonomia eléctrica de 64 km. Mas a Opel não fornece quaisquer dados a esse respeito, limitando-se a avançar valores provisórios para o consumo e emissões em ciclo combinado WLTP de, respectivamente, 1,2-1,1 l/100 km e 26-25 g/km. Não obstante, a marca do relâmpago promete desde já que “os novos Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe vão posicionar-se no topo das respectivas classes em termos de aceleração (arranque parado) e velocidade máxima”.

O Manta do passado tem futuro: regressa em 2025, eléctrico e integrado na submarca GSe da Opel

O enfoque num desempenho mais desportivo implicou algumas alterações técnicas, nomeadamente a nível do chassi, suspensão e direcção. Dez milímetros mais próximos do solo, para optimizar a travagem e o comportamento em curva, os Astra GSe contam com uma afinação específica da direcção e do controlo de estabilidade, usufruindo ainda de uma suspensão mais firme, o que é conseguido com molas mais curtas e amortecedores com a tecnologia KONI Frequency Selective Damping, que faz a gestão do amortecimento em altas frequências (controlo da suspensão) versus baixas frequências (controlo da carroçaria).

Esteticamente, a sigla GSe não implica uma grande transformação da imagem do compacto da Opel. As alterações resumem-se a jantes de liga leve de 18 polegadas inspiradas no protótipo Manta GSe, pára-choques dianteiro distinto, moldura da grelha e dos faróis em preto e, atrás, a inscrição GSe no portão da bagageira. No interior, a única diferença encontra-se nos bancos da frente, que são específicos destas versões e contam com acabamento em Alcantara.

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