A tecnológica norte-americana anunciou que vai encerrar o serviço Google Stadia, que permitia jogar através da “cloud”. A empresa explica que vai encerrar os servidores a partir de 18 de janeiro de 2023.

O serviço foi anunciado em novembro de 2019, ficando disponível no mercado norte-americano numa primeira fase. Mais de um ano depois, já em dezembro de 2020, o serviço chegou ao mercado português. O grande ponto de destaque deste serviço era o facto de não estar dependente de uma consola própria, já que o processamento dos jogos era feito pelos servidores. A ideia passava por uma lógica de poder jogar em praticamente qualquer dispositivo, fosse um telemóvel, tablet ou um computador de secretária — a capacidade de jogar passou a estar dependente não do equipamento, mas sim da ligação à internet.

“Há alguns anos, lançámos um serviço de jogos para o consumidor, o Stadia”, explica numa publicação Phil Harrison, vice-presidente e gerente do Stadia. “E embora a abordagem ao streaming de jogos do Stadia tenha sido construída numa forte fundação tecnológica, não ganhou a tração com os utilizadores que esperávamos, portanto tomámos a decisão difícil de começar a abrandar o nosso serviço de streaming Stadia”.

Os jogadores vão poder continuar a jogar até ao dia 18 de janeiro, continuando consequentemente a usufruir dos conteúdos que foram comprados e dos jogos que têm na biblioteca. No entanto, a empresa antecipa “alguns constrangimentos nos jogos” durante este período, mas espera que a “maioria dos jogos deva continuar a funcionar normalmente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa explica que os jogadores vão ser reembolsados “por todas as compras de hardware que foram feitas através da Google Store, todos os jogos e todo o conteúdo ‘add-on’ que foi adquirido através da loja Stadia.” No caso dos comandos, não será preciso devolver equipamento. A empresa antecipa que “a maioria dos reembolsos esteja feita até meados de janeiro”. Já os subscritores Pro, o serviço premium que dava acesso a jogos exclusivos e melhor qualidade de áudio e vídeo, não vão ter direito a reembolso.

Os reembolsos vão ser feitos de forma automática, através da loja da Google. De qualquer forma, a empresa indica que vai partilhar mais detalhes sobre os reembolsos ao longo dos próximos tempos. Neste momento, existe uma página para tirar dúvidas sobre este encerramento do serviço.

Apesar do encerramento, a Google diz que continua a ver “oportunidades claras de aplicar a tecnologia” do Stadia a outras áreas de negócio, como o YouTube, Google Play ou os esforços de realidade aumentada. E aqui também abre a porta a tornar este conhecimento disponível “para os parceiros da indústria”. “Continuamos fortemente comprometidos com o gaming e vamos continuar a investir em novas ferramentas, tecnologias e plataformas que apoiam o sucesso de programadores, parceiros da indústria, clientes cloud e criadores.”

Ainda está a começar, mas pode ser o princípio de uma revolução: testámos o Stadia, o serviço de streaming de videojogos da Google