Uma sondagem da YouGov para o The Times dá aos trabalhistas britânicos a maior vantagem sobre os conservadores, liderados pela nova primeira-ministra Liz Truss, desde os anos 90. São 33 pontos de diferença entre as intenções de voto num e noutro partido.

Segundo a mesma sondagem, há três vezes maior eleitores a considerar que Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, daria um melhor primeiro-ministro do que a conservadora Liz Truss.

Estes resultados surgem depois de a líder governamental, no cargo há menos de um mês, ter anunciado que cumpriria um orçamento que inclui 45 mil milhões de libras (50,9 mil milhões de euros) em cortes de impostos financiados por dívida. O plano foi muito mal recebido nos mercados financeiros, colocando a dívida pública do Reino Unido sob pressão e obrigando o banco central a intervir.

Banco de Inglaterra – o primeiro a capitular? BCE também pode tirar o pé do acelerador na subida de juros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O orçamento foi criticado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e levou alguns conservadores a conjeturar sobre a demissão do ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng.

A publicação da sondagem pelo The Times acontece no mesmo dia em que Liz Truss e Kwasi Kwarteng vão reunir-se com Richard Hughes, presidente do Departamento para a Responsabilidade Orçamentária, um órgão que o governo britânico consulta para receber previsões sobre a evolução financeira com base nas decisões tomadas pelo executivo.

Segundo o ministro das Finanças, essas previsões serão publicadas a 23 de novembro juntamente com um plano fiscal a médio prazo, acrescentou o Financial Times.