Luís Marques Mendes considera que o PSD está a “recuperar” nas intenções de voto e que Luís Montenegro tem demonstrado “inteligência” à frente do partido. No entanto, o antigo presidente social-democrata não tem dúvidas: é preciso deixar de falar sobre o Chega sob pena de dar um “tiro no pé”.

No seu habitual espaço de comentário, na SIC, Marques Mendes aconselhou Luís Montenegro a “não falar” sobre o Chega e voltar ao caminho que tinha definido logo no Congresso.

“O PSD tem um problema chamado Chega. Se o PSD falar muito do Chega e se der a perceção pública de que fará um entendimento com o Chega, então o PSD dá um tiro no pé. Criará problemas internos, afasta eleitores moderados do centro, porque desvia atenções dos erros do Governo. A melhor solução é não falar do Chega, como Luís Montenegro tinha prometido”, defendeu o antigo líder social-democrata.

Ainda assim, Marques Mendes não deixou de notar que o PSD pode, de facto, ganhar as próximas eleições legislativas se mantiver o caminho que tem seguido. “O PS levará 11 anos de poder e António Costa já não vai disputar as próximas eleições. Há uma grande oportunidade“, disse.

De resto, comentador sugeriu que o Governo “não teve estado de graça”. “Não surpreende. De um governo com maioria absoluta, esperava-se unidade, determinação, energia, espírito reformista. Encontramos divisão, desautorização, descoordenação, muitas polémicas e poucos resultados. Parece um Governo velho.”

Para Marques Mendes, “esse desgaste pode acentuar-se” na medida em que o Governo vai enfrentar uma “crise social e económica”, já está a ser obrigado a adotar “medidas de austeridade, o que cria uma certa frustração” e que o “primeiro-ministro já não tem a mesma paciência, energia e autoridade.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR