A esmagadora maioria dos carros desloca-se sobre rodas, apesar de uns voarem como se fossem drones de grandes dimensões, capazes de transportar passageiros. Investigadores da Universidade de Jiaotong, na China, desenvolveram uma solução alternativa aos habituais pneus, que passa por fazer o automóvel voar baixinho com os passageiros a bordo.

A tarefa a que os engenheiros chineses se dedicaram não é fácil, uma vez que para voar é preciso que exista muita velocidade e asas para dar sustentação, ou então hélices horizontais para permitam ao veículo deslocar-se como se fosse um drone quadrimotor em ponto grande. Mas os investigadores universitários apostaram noutra via, uma que passava por equipar o veículo com ímanes permanentes sob o chassi, de forma a fazê-lo deslizar a 3,5 cm do solo.

Para a tecnologia da Universidade de Jiaotong funcionar, foi necessário convencer as autoridades da região a instalar uns carris sob o pavimento de 8 km de autoestrada. A universidade construiu cinco veículos de teste, todos eles puramente eléctricos e capazes de gerar um campo magnético que os faz levitar. E o objectivo foi cumprido pois, de acordo com os relatórios, os modelos de teste deslocaram-se a uma velocidade de 200 km/h, sendo expectável atingir um valor máximo de 230 km/h. Isto apesar de cada um ter um peso aproximado de 2800 kg.

A tecnologia dos campos magnéticos não é propriamente uma novidade, mas a universidade chinesa afirma que apurou esta solução, de forma a emitir menos radiações e necessitar de uma menor quantidade de energia para elevar um veículo e deslocá-lo. Para se ter uma ideia, os chineses já utilizam um comboio de alta velocidade a trabalhar com esta tecnologia, o Transrapid Shanghai Maglev (de Magnetic levitation transport), que percorre um trajecto de 30 km a uma velocidade de 430 km/h. Pode ver este comboio em funcionamento em baixo:

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