A Polícia Judiciária (PJ) fez esta terça-feira buscas na sede da GfK Portugal, em Lisboa, noticiou o Correio da Manhã. Ao que o Observador apurou, no centro das buscas judiciais à empresa que mede as audiências de televisão no mercado nacional estão suspeitas relacionadas com um alegado esquema de favorecimento da estação SIC (Grupo Impresa) face aos concorrentes, nomeadamente a estação TVI (Grupo Mediacapital).

Está em causa uma denúncia que terá sido feito há pouco mais de um ano, tendo sido aberto um inquérito no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Entre outros crimes, está a ser investigado o ilícito de corrupção no setor privado.

Queixa na PGR e abertura de inquérito sobre audiências levam a troca de acusações entre SIC e TVI

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Em junho de 2021 e em julho de 2022, a Procuradoria-Geral da República confirmou a abertura de um inquérito no DIAP de Lisboa relacionado com a temática da alegada manipulação das audiências televisivas.

Em julho 2022, o semanário Nascer do Sol noticiou que a PJ, o órgão de polícia criminal deste inquérito, já tinha solicitado às três operadoras de telecomunicações do mercado naciojnal (Altice, NOS e Vodafone) dados sobre as audiências dos canais por cabo para comparar com os dados medidos pela GfK.

A SIC e TVI têm uma disputa desde há algum tempo sobre a medição das audiências que é realizada pela GfK para a Comissão de Análise de Estudos de Meios.

A GfK é uma empresa multinacional de estudos de mercado, especializada em Portugal “nas áreas de Estudos Ad Hoc e Painéis Retalhistas de Bens de Consumo de Longa Duração”, refere o site da empresa.

O Observador contactou a assessoria de imprensa do Grupo Impresa mas não obteve qualquer resposta.

GfK fala em “tentativa infundada de descredibilização”

Em reação à notícia avançada esta manhã, a empresa GfK disse que esta é uma “tentativa infundada de descredibilização” do sistema de audiências televisivas e garantiu estar a trabalhar com as autoridades para repor a verdade, após suspeitas de um alegado esquema de favorecimento. E acrescentou que sempre cumpriu, “com total rigor, transparência e idoneidade”, os serviços de medição de audiências televisivas.

A GfK sublinhou ainda que a metodologia utilizada para fazer esta medição está sujeita a critérios de “total rigor”, de acordo com as regras estabelecidas para a elaboração de estudos de mercado e com as diretrizes das associações de pesquisa de mercado e sociais, obedecendo ainda aos padrões da ‘Global Association for data analytics, research and insights industry’ e às diretrizes do ‘Global Guidelines for Television Audience Measurement’, bem como às normas da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).

“A conduta da GfK respeita escrupulosamente as obrigações contratuais convencionadas com a CAEM e respetivas especificações”, notou, acrescentando que o seu trabalho não tem “qualquer interesse conflituante” com o negócio de media.