O R5 eléctrico, de que já aqui falámos, não só vive do ar “retro” do saudoso utilitário francês, como será ainda o primeiro “mini” da Renault concebido de raiz para ser eléctrico. Dada a importância do próximo Renault 5 a bateria, é natural que a marca francesa quisesse aproveitar o Salão de Paris, a decorrer esta semana, para chamar a atenção para a ocasião. Assim, nada melhor do que comemorar os 50 anos do R5 com um protótipo baseado no R5 Turbo, o modelo mais possante da gama, que agora surge alimentado por bateria.
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Denominado R5 Turbo 3E, este concept foi concebido sobre um chassi tubular, coberto por uma carroçaria em material compósito, transparente em alguns locais e decorada de forma garrida noutros. O conjunto final, onde nem sequer falta uma imponente asa traseira, o correspondente exaustor e um evidente splitter frontal, faz recordar o R5 Turbo com que o saudoso Joaquim Moutinho venceu o Rali de Portugal em 1986.
Em vez do motor 1.4 derivado do R4 L, mas soprado por um gigantesco turbocompressor, o R5 Turbo 3E eléctrico monta apenas um motor com 380 cv no eixo traseiro. E se está a questionar-se sobre o porquê da imensa asa posterior, pense na dificuldade que um modelo ligeiro terá em colocar no asfalto 700 Nm de torque. Mas a diversão proporcionada pelo protótipo parece estar assegurada, tanto mais que foi concebido como um carro de drift, em que andar atravessado é a palavra de ordem.
Apesar de montar uma bateria com 520 kg e 42 kWh, o R5 Turbo 3E não pesa mais de 980 kg, o que demonstra o excelente trabalho realizado pelos técnicos da Renault. Com esta relação peso/potência, é natural que anuncie 0-100 km/h em 3,5 segundos, para depois estar limitado a 200 km/h para gerir o consumo de energia. Resta aguardar pelo R5 eléctrico, esperado para 2023, sempre com a esperança de que a Renault volte a ser o construtor ousado de outros tempos, e volte a conceber um desportivo do calibre deste R5 Turbo 3E. Certamente que deliciaria os fãs da marca.