Durante anos, o Renault 5, ou simplesmente R5, foi o modelo mais vendido da marca francesa, chegando mesmo a ser comercializado nos EUA. A realidade agora é outra, com o R5 a regressar ao mercado já em 2022 como um veículo eléctrico com cerca de quatro metros de comprimento, o que o torna no sucessor do Zoe.

À semelhança do que acontece com o Mégane E-Tech Electric, também o futuro R5 usufruirá da nova plataforma específica para veículos eléctricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A isto o utilitário francês junta as novas baterias que a Renault irá fabricar em França, mais eficientes do que as que hoje adquire à LG, recorrendo igualmente aos novos motores, menos gulosos em energia.

No certame germânico, o público tem a oportunidade de comparar o velho e o novo, uma vez que a Renault deslocou até Munique vários exemplares do icónico modelo, para facilitar a comparação com o novo. Isto permite aos visitantes mais jovens, aqueles que não conviveram com o mini francês cuja produção cessou em 1996, aperceberem-se das semelhanças entre o R5 do passado (a segunda geração do modelo, conhecida como Super 5, produzida a partir de 1972), e o novo R5 eléctrico.

No salão, a Renault confirmou o início da fabricação do novo R5 durante o próximo ano, provavelmente lá mais para o final de 2022. Até lá, a marca francesa tem já agendado para meados de 2022 o arranque da comercialização do crossover Mégane eléctrico.

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