Já está em testes uma versão do Taycan, cuja potência será superior aos 761 cv fornecidos pelo Turbo S. O modelo foi apanhado a rodar no circuito de Nürburgring e, de acordo com a imprensa alemã, deverá debitar cerca de 1000 cv, de forma a poder rivalizar com as berlinas desportivas mais potentes e rápidas do mercado, nomeadamente o Tesla Model S Plaid com 1034 cv e o Lucid Air Sapphire com 1126 cv.

Provavelmente equipado com três motores, dois dos quais instalados no eixo posterior, o Taycan – que os alemães avançam que se poderá denominar GT – visa evitar o amargo de boca que as provas de arranque nos 0-100 km/h e no ¼ de milha, tão populares para o consumidor norte-americano, deixam no construtor alemão. Recentemente, uma drag race realizada nos EUA demonstrou que o Porsche é muito mais lento do que os seus dois rivais americanos, como pode ver no vídeo abaixo.

Daí que a Porsche, que já adquiriu à Rimac o acesso à tecnologia sobre a qual concebeu o Taycan, nomeadamente o sistema eléctrico a 800V e a transmissão de duas velocidades que monta no motor traseiro, deva ter regressado a este seu fornecedor tecnológico para instalar um terceiro motor no eixo traseiro. Aliás, o Grupo VW deposita tantas esperanças no potencial deste pequeno construtor croata de veículos eléctricos que acabou por lhe “oferecer” a Bugatti, para que a Rimac concebesse uma versão eléctrica do hiperdesportivo francês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porsche-Tesla-Lucid. Qual a berlina eléctrica mais rápida do mundo?

De recordar que a Rimac tem na sua gama o exuberante Nevera, um coupé com quatro motores que totalizam 1914 cv e a brutalidade de 2360 Nm de binário. Valores que explicam a facilidade com que anuncia 412 km/h de velocidade máxima e a capacidade de ir de 0-100 km/h em somente 1,97 segundos, tornando-se o coupé desportivo mais rápido do mercado. A bateria de 120 kWh assegura uma autonomia de 550 km entre recargas.

Nasceu a Bugatti-Rimac, a joint venture que a Rimac lidera com 55%

Pelo que se pode ver nas imagens captadas no Nürburgring, o provável Taycan GT monta uma imponente asa traseira fixa, kit aerodinâmico de que também faz parte um splitter frontal destinado a colar a frente ao asfalto. Resta esperar que a Porsche confirme se vai avançar com esta versão musculada da sua berlina desportiva e aguardar que surjam os próximos comparativos, para ver até que ponto a Porsche se aproxima (ou bate) os seus adversários.