Portugal atingiu recordes no número de exportações da planta de canábis para fins medicinais. Desde 2016, já foram enviados para outros países quase 16 mil quilos da planta, incluindo preparações e substâncias, avança o jornal Correio da Manhã, citando números do Infarmed, autoridade do medicamento em Portugal.

Segundo esses dados publicados em setembro, a quantidade exportada nos seis primeiros meses deste ano foi de 4.327 quilos, um grande aumento face ao ano de 2016 quando o número chegava apenas aos 106 quilos. Desde esse ano foram exportados 15.490 quilos da planta.

Há neste momento 20 empresas que podem produzir canábis e 23 que estão autorizadas a importar e a exportar o produto, de acordo com o Infarmed. “Nem todas as empresas no mercado têm todas as licenças. Algumas só cultivam, não têm capacidade financeira para a parte farmacêutica, por isso exportam de forma a conseguir ter dinheiro para mais tarde poderem investir na preparação”, justificou ao diário Carla Dias, presidente do Observatório Português de Canábis Medicinal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR